JEFFERSON PÉRES- UM RARO EXEMPLO

Uma grande tristeza me trouxe a notícia do súbito falecimento do senador Jefferson Péres. O mundo político nacional, que já era tão pobre em caráter, em coerência, em honestidade, em inteligência, em integridade, ficou agora desfalcado de uma figura exemplar.

Por diversas vezes tive a oportunidade de ver e ouvir os pronunciamentos de Jefferson Péres, assim como pude acompanhar as suas atitudes como representante do Estado do Amazonas no Senado Federal.

Diante de um fato tão lamentável, vem-me a indagação do por que um homem da estirpe de Jefferson não serviu de modelo e inspiração para a grande maioria dos seus colegas do Poder Legislativo? Por que não temos mais políticos dessa envergadura a nos representar no Parlamento? Como o povo amazonense soube escolher tão bem um seu representante, enquanto outros estados, ditos mais desenvolvidos, elegem deputados e senadores que jamais poderiam merecer um mandato?

Se tivéssemos um Parlamento composto por homens e mulheres dotados dos princípios éticos e morais que tinha o senador Jefferson, certamente teríamos confiança no Poder Legislativo para exercer a sua verdadeira função como poder moderador. Mesmo que nos equivocássemos na escolha do presidente da república, o Poder Legislativo, exercendo na plenitude o seu papel, atenuaria os malefícios advindos de uma personalidade autoritária e populista.

Mas o que é hoje o Poder Legislativo, composto, na sua maioria, por pessoas que se aproveitam das benesses do cargo, curvando-se aos interesses e propósitos do Poder Executivo, interesses e propósitos nem sempre benéficos à sociedade brasileira, principalmente na base de sua pirâmide?

Fica o pesar pelo desaparecimento de um homem de verdade e que, mesmo sendo de verdade um homem, não conseguiu que seu exemplo inspirasse a grande maioria de seus pares. Pelo menos

teve o mérito de não se deixar contaminar, mesmo convivendo num ambiente poluido pela falsidade e corrupção.

Augusto Canabrava
Enviado por Augusto Canabrava em 25/05/2008
Reeditado em 06/06/2008
Código do texto: T1005342
Classificação de conteúdo: seguro