A RESPONSABILIDADE DO POETA AO ESCREVER POEMAS DE AMOR.

Amigos e amigas recantistas! Hoje vou falar, brevemente, do poema como forma de conquista.

Claro que são justas as belas, românticas, amorosas e apaixonadas palavras contidas em um poema, como forma de declaração de Amor ou simplesmente no intuito de cativar alguém que gostamos, de verdade. Somente, creio eu, que não é correto “dizer por dizer” tais palavras e sustenta-las sem a certeza de que o que se diz é uma verdade do coração; tendo como intenção única conseguir um relacionamento descompromissado com outra pessoa, relacionamento este, nascido desde sempre sem o comprometimento com as conseqüências que as palavras em um belo poema, falando de Amor, podem gerar n´alma de quem o recebe.

É tão fácil pronunciar num verso: - eu gosto de você; - eu te amo... Porém, não é fácil, dizer de coração, com a certeza do que se pronuncia. Muitas das vezes observo que o poema serve de pretexto para conquistas/relacionamentos descompromissadas(os), talvez para quem sabe conseguir uma transa virtual ou real.

Será que o artifício da poesia como forma de conquista de uma Mulher/Homem, sem ao menos ter intimidade com ela(e), sem nenhuma responsabilidade com o sentimento interior que se pode gerar na pessoa que recebe o poema, é justo? Ou seria justo escreve-lo somente quando já temos intimidade e realmente possuímos um sentimento verdadeiro, uma intenção sincera, honesta para com a pessoa que nós estamos nos relacionando?

Vejo que alguns Poetas fazem da poesia o seu meio de conquista, sem a preocupação em ser verdadeiro o sentimento expresso através do poema que realizam. Não corroboro com esta forma de agir, confesso para vocês. Não escrevo para conquistar ninguém. Todo poema de AMOR por mim realizado nasceu após eu ter, a plena certeza, de que desejava construir um relacionamento duradouro e responsável com a pessoa que dediquei o poema; claro que alguns relacionamentos não vingaram, pois, não estava diante de Carla: pessoa que o destino reservou para o Amor ser pleno em minha Vida. Todavia, todos os poemas de Amor que dediquei às mulheres destes relacionamentos, que não vingaram, nasceram de um sentimento verdadeiro. Jamais fiz do Poema um artifício (meio) de conquista amorosa.

Somos responsáveis por aquilo que cativamos, amigos e amigas recantistas. A Palavra não é um brinquedo na mão do Poeta, ela é: responsabilidade! Somos por Deus escolhidos para cantar o AMOR: sim! Porém, para cantá-lo com a sinceridade de um coração que verdadeiramente AMA e não com a irresponsabilidade de um conquistador barato.

Sabem! Quando comecei a me relacionar com Carla, minha Eterna Amada... Nenhum verso sequer escrevi para Ela. Lembro-me até que certo dia Carla perguntou-me assim: - Você não vai escrever nenhum Poema para mim? Eu desconversei e se seguiram inúmeros dias, até que 3 (três) meses depois de conhece-la e estando junto dela diariamente, já a amando demais, veio a inspiração do meu 1º poema dedicado à Carla, na véspera do dia do seu aniversário. Hoje tenho inúmeros poemas dedicados ao meu Eterno Amor, sabendo que os fiz por Amar e que eles nasceram com naturalidade nas horas de Inspiração Divina.

Amigos e amigas recantistas! Peço com carinho uma coisa para todos vocês: Utilizem a Poesia com responsabilidade! Tenhamos o maior cuidado possível com as palavras proferidas pelos nossos poemas e porque não dizer pela nossa boca. Existe um Ser Humano que receberá nossas belas e amorosas palavras através de nossos poemas de Amor e poderá se apaixonar por nós e sendo assim, devemos corresponder à altura do que com tanta beleza e Amor escrevemos.

Não creio que, se fosse ao contrário, alguém ficaria feliz, ler em versos ou ouvir da boca de alguém que amamos um - eu te amo, porém, descobrir depois que as palavras escritas no poema ou proferidas foram apenas artifícios, para esta pessoa realizar uma transa ou para dizer-se ou mostra-se um(a) conquistador(a).

Enfim, penso eu, não deve existir nada mais constrangedor que Amar, pensar-se amado(a) e descobrir que o amado(a) apenas queria ter uma companhia sem comprometimentos maiores ao seu lado, ação praticada e desprovida de qualquer responsabilidade para com o sentimento que ele(a) cativou através de belas, românticas, amorosas e apaixonadas palavras proferidas ou escritas na forma de poemas de Amor!

Tenham uma ótima semana, fiquemos com Deus, Alexandre!

Alexandre Tambelli
Enviado por Alexandre Tambelli em 26/05/2008
Reeditado em 24/08/2008
Código do texto: T1005496
Classificação de conteúdo: seguro