ROTINA – OU UM DOMINGO SEM CRÔNICA

 

                Do dicionário Houaiss: Derivação: 1. Sentido figurado: hábito de fazer algo sempre do mesmo modo, mecanicamente; rotineiramente, mas vou colocar da forma como entendo, ou seja, como aquela coisa que nos absorve de um jeito que só notamos o quanto estamos envolvidos quando é quebrada. São muitas as rotinas de nosso dia-a-dia. Hoje por exemplo percebi que tinha uma rotina dominical. Acordo mais tarde. Não tomo café e vou para o computador, direto para o Recanto das Letras. Leio os comentários e retorno as visitas. Vou para a capa do site e leio as últimas publicações. Depois vou ler aqueles que já coloquei nos favoritos, a quem visito diariamente.

                Hoje minha rotina foi quebrada. Ao visitar os escritores que leio apenas aos domingos – Marco Antonio Canto, POETADADOR, entre outros, pela primeira vez desde que cheguei ao Recanto não encontrei a crônica de Raimundo Antonio. Foi estranho, esperei até o final do dia, nada. O domingo ficou “esquisito” e me peguei pensando em como somos fáceis de nos “viciar” nas coisas que nos cercam, como nossos atos são ditados pela rotina. Que diferença faz ler ou não um determinado escritor, por melhor que ele seja? Revi uma série de atividades rotineiras como ler os jornais de minha cidade sábado à tarde (quando eles não atualizam fico reclamando, por que? As noticiais continuarão lá no domingo, por que a pressa?), dia que também dedico a leitura de novos autores.   Ocorreu-me uma pergunta: será que o Raimundo fez de propósito, para quebrar a rotina? Espero que seja qual for o motivo ele não nos prive de suas maravilhosas crônicas.

                Mas, alterando novamente a rotina fui assistir Faustão, só o final, mas assisti. Queria ver Ney Matogrosso. Sou sua fã desde meus tempos de adolescente. Vibrei ao vê-lo em plena forma. Adoro seu jeito sensual de cantar, sua voz maravilhosa e aquele rebolado que fascina e me encanta. Que vitalidade! Em plena forma. Cantei junto com ele. Nem me importa se minha voz e ritmo são uma agressão ao bom gosto, estava feliz vendo meu ídolo.

                E assim meu domingo passou. Um bom domingo. Final do dia matei a saudade que estava me acompanhando nos últimos dias. Faltou pouco para ser um domingo perfeito. Quem sabe ainda será, afinal o dia ainda terminou!? Sem rotina, mas um domingo vivdo com intensidade.   


* Imagem pesquisada no site http://artesarantes.arteblog.com.br

Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 26/05/2008
Reeditado em 27/06/2008
Código do texto: T1005763
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.