RETICÊNCIAS

Quem disse que eu vim atado a um manual para este mundo? Algumas opções me foram dadas, é verdade, mas apenas algumas me serviram, enquanto outras me deixavam com a cara pálida e sem graça. A idade é uma coisa que só serve para contar o tempo que a gente gasta para ser o que já não é.

Não pedi que pusessem diante de uma parede branca com um lápis de cera na mão.

Quem me deixou ali sabia que eu não sairia de lá sem deixar meu nome estampado.

Não faço questão de parecer inteligente. A única coisa que quero é acertar bem mais que os outros que erram tanto a minha volta, e erram só para agradar quem se acha melhor em alguma coisa. Para os 'melhores em alguma coisa', minha estante vazia de livros.

Quem disse que eu vim para este mundo para ser referência de alguma coisa? Meus erros sempre foram tratados como pesquisa, por isso não me lembro de nada que não tenha valido a pena aprender. Ainda que isso tenha custado algumas penas de minhas asas sem uso.

A vida é um bem individual, quem não tomar conta da sua, acaba vendo a dos outros passar pela vitrine.

E nem adianta me perguntar das coisas que andei ensinando por ai. A única coisa que fiz foi apertar o botão que acendem as lamparinas e colocam as pessoas frente a frente.

Quem me colocou diante de um muro baixo sabia que eu não ficaria trancado ali por tanto tempo.

Não perco tempo com coisas que não me darão boas lembranças Ao contrário, fico bem seguro com pessoas que me tomam pelos braços e que sabem sorrir diante de um bom sorvete de chocolate.

A gente complica demais essa vida e culpa o rimel que mancha o rosto todo quando chora.

Ao contrário do que me disseram, jogar bolinhas de papel nos coleguinhas é bem mais saudável do jogar crescer e jogar palavras que machucam e magoam por mais tempo.

Nem tudo é tão difícil quanto parece, nem tudo é tão fácil como se imagina. Se tudo estivesse semi pronto como lasanha na geladeira, Gandhi teria uma cozinha industrial.

Renovar o guarda-roupas não alivia a pressão de nascer um pouco por dia. Apesar dos seus dezoito aninhos, você está mais perto dos cem do que os cinco, por isso é tão importante entender que referências são fatos que mudam o tempo todo. Quem já passou dos trinta sabe bem do que estou falando.

Nenhum relógio marca o tempo exato. A gente é que fica perdendo tempo à toa colorindo álbuns de figurinhas que não se completam.

Quem disse que eu vim para este mundo para aprender aulas de boas maneiras? Me chame para o sofá, me mostre seus álbuns de fotografia, me conte de como está a sua vida que eu lhe conto um pouco da minha. Uma hora dessas a gente descobre o que veio fazer aqui neste mundo.

Dessa vida a gente só leva duas coisas. A primeira o que trouxe, a segunda, o que deixa.

Para as demais coisas... as minhas coleções de reticências...

Joel Thrinidad
Enviado por Joel Thrinidad em 26/05/2008
Reeditado em 12/08/2008
Código do texto: T1006147
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.