DEZ REGRAS BÁSICAS PARA SE EDUCAR BEM UM FILHO

Segundo a pedagoga estadunidense Frances Kendal, de linha montessoriana, autora do livro “Superpais = Superfilhos”, existem dez regras básicas para se educar bem um filho.

1) Contanto que não prejudique outrem ou a propriedade alheia, todo indivíduo deve ter a liberdade de agir como julgar conveniente.

2) As crianças são seres racionais e lógicos que almejam a felicidade tanto quanto os adultos.

3) A única diferença importante entre os adultos e as crianças é a experiência.

4) Sempre que os pais não tiverem certeza de como reagir às atitudes dos filhos deverão perguntar-se: o que eu faria se estivesse tratando com um adulto?

5) Para a criança, o melhor aprendizado é aquele que se dá através do exemplo e da experiência. Os pais para serem respeitados devem tratar os filhos com respeito.

6) As três principais qualidades que se devem incentivar na personalidade da criança são: a independência, o amor-próprio e a individualidade.

7) As crianças não nascem com a necessidade de proceder às avessas, elas desejam, na verdade, ajustar-se aos padrões daqueles que as cercam.

8) Quando a criança se comporta incorretamente, deve-se procurar a causa, antes de mais nada, no próprio procedimento dos pais. Os pais constituem a mais poderosa influência sobre a vida da criança, sendo alta, portanto, a probabilidade de neles residir a raiz do mau comportamento.

9) Toda vez que um ser humano exerce a própria vontade há a troca da situação vivida pela situação preferida.

10) Se a aplicação destes métodos for por vezes penosa, deve-se levar em consideração que quanto mais cedo forem postos em prática, menor será o sofrimento e mais rapidamente todos se beneficiarão. Trata-se do princípio do sofrimento a curto prazo pela satisfação a longo prazo.