A história de Zé Trancham

Zé Trancham é um cidadão da comunidade

É uma pessoa de boa idade, e não a revela pra ninguém.

Falam a boca miúda que já foi gente, de carteira assinada, com família, de mulher amada.

Até já trabalhou na Petrobrás, imagine!?

Mas, hoje, abandonado pela sorte e por não velar por si mesmo, passou a viver a esmo.

Perdera o emprego, a família, os amigos, Zé Trancham, desgostou da vida, de tudo.

E hoje, já faz tempo, solicita a um e a outro o que fazer, divide na comunidade o pouco trabalho que tem, recebendo em espécie de alguns e de outros um muito obrigado.

Sua vida ficou confusa, mas o tempo fez com que ele ficasse dócil, sem arrogância, um contemplador do dia-a-dia.

Zé Trancham, convive dessa maneira, com outros iguais a ele, pessoas que tiveram a mesma sorte.

Gente que apesar de tudo, de forma não muito precisa, transformam e mudam os rumos da história da comunidade, servindo de base para os novos que chegam.

Zé Trancham, hoje, é objeto de falação, mas, passa por todos sem dar importância, pois ele, tem como verdade em sua mente que por mais que fizesse tudo para escapar do seu destino não teria escapado dos seus algozes, pois lhe faltou na juventude, quem lhe desse amor, carinho, dedicação e oportunidade.

Vicente Freire

19 de agosto de 1994.