HISTORIAS DE COMETAS

OS COMETAS,COMO ERAM CHAMADOS OS REPRESENTANTES COMERCIAIS,NOS ANOS 40,ERAM HOMENS CHEIOS DE ESTÓRIAS.GANHAVAM O SUADO PÃO VIAJANDO,APARTADO DA FAMILIA,VIVENDO NO DESCONFORTO DAS PENSÕES PULGUENTAS,COMENDO MAL,DORMINDO PIOR E,SEMPRE PREOCUPADO COM O TAMANHO DA TESTA,JÁ QUE BALZAC DIZIA,NA “FISIOLOGIA DO CASAMENTO”,QUE ERAM ESSES HONESTOS  TRABALHADORES,OS MAIORESCANDIDATOS Á CONFRARIA DE S.CORNELIO,QUE NENHUM HOMEM DESEJAVA FREQUENTAR.MAIS HAVIA COMPENSAÇÕES;SUA CHEGADA NOS VILAREJOS,ERA MOTIVO DE FESTA E ALEGRIA,AS MOÇAS,DE ÔLHO NO CAMINHO,POIS,COM ÊLES VINHAM AS NOVIDADES,A MODA,AS NOTICIAS DA CIDADE GRANDE;OS COMERCIANTES IAM ABASTECER SUAS LOJAS,AS VENDAS AUMENTARIAM E AS DONAS DE “BATE-FREGE”,COMO ERAM CHAMADAS AS PENSÕES HUMILDES QUE FREQUENTAVAM,ENXERGAVAM O AUMENTO NOS LUCROS,ALÉM DA DIVERSÃO QUE ESSES CAVALHEIROS REPRESENTAVAM,COM SEUS “CAUSOS “ E ANEDOTAS.NUM TEMPO COM RARISSIMOS JORNAIS E SEM TV,ÊLES ERAM OS ARAUTOS DAS NOTICIAS,BOAS E MÁS;SABIAM DE TUDO,FUXICAVAM A VIDA DE TODOS.ANDANDO POR CECA E MECA,NÃO RARO,SE DEPARAVAM COM CASOS EXTRAORDINARIOS,SITUAÇÕES INUSITADAS E INSÓLITAS,COMO ESSA QUE VOU CONTAR.FOI NO ALTO SERTÃO,EM DEZEMBRO;O SOL DO VERÃO VARRIA A PLANICIE,UM CALOR DE TODOS OS INFERNOS,NEM UMA ÚNICA NUVEM NO CÉU.SILENCIO ABSOLUTO,OS ANIMAIS RECOLHIDOS,APROVEITANDO A SOMBRA DAS POUCAS ÁRVORES EXISTENTES.CHAPÉU CAÍDO,TERNO AMARROTADO,CAMISA COR DE TERRA BATIDA(HÁ MUITO TINHA DEIXADO DE SER BRANCA),LÍNGUA DE FORA,O FORASTEIRO ENXERGOU UMA CHOUPANA,MEIO FORA DA ESTRADA,ESCONDIDA POR UM UMBUZEIRO.REUNINDO FORÇAS,DESVIOU-SE DA ESTRADA,PAROU NA PORTA DE MADEIRA MEIO RACHADA E BATEU PALMAS.OXALÁ TIVESSE UM VIVENTE!PRECISAVA BEBER ÁGUA.

-Ó DE CASA,GRITOU.SÓ O SILENCIO RESPONDEU.ÊLE NÃO DESANIMOU.EXPERIMENTOU A OUTRA FÓRMULA,A INFALIVEL:

-LOUVADO SEJA N.SR.JESÚS CRISTO.

UMA VOZ ALQUEBRADA RESPONDEU,VINDO DE MUITO LONGE:

-PARA SEMPRE SEJA LOUVADO.

E ^LE OUVIU PÉS QUE SE ARRASTAVAM,CUIDADOSOS,EM DIREÇÃO Á PORTA.APARECEU UMA VELHINHA COM UM LENÇO DE RAMAGENS COBRINDO A CARAPINHA,PÉS DESCALÇOS.

-O QUE DESEJA,SÊO MOÇO?

-BOAS TARDES,MINHA VELHA.PODERIA ME CONSEGUIR UM POUCO DE ÁGUA DE BEBER:?

-INHÔ,SIM.TENHO UMA MORINGA,FRESQUINHA.E GRITOU LÁ PRÁ DENTRO,COM VOZ TRÊMULA:

-DIPLOMA!

SEGUNDOS DEPOIS,UM MULATINHO LISO,OLHOS ESPERTOS,APARECEU.

-ANDA,VAI LÁ DENTRO,TRAZ ÁGUA PRO MOÇO.AVIA!

O GAROTO SUMIU NO CORREDOR E,VOLTOU LOGO COM UMA MORINGA E UM COPO DE ALUMINIO.O HOMEM BEBEU,COMO SE O GAROTO FOSSE GANÍMEDES E A ÁGUA,O NÉCTAR DOS DEUSES.AGRADECEU MUITO,NÃO SE ESQUECEU DE DEIXAR UNS TOSTÕES PARA A CRIANÇA,APESAR DOS RECLAMOS DA VELHA,E,INTRIGADO,PERGUNTOU:

-O NOME DELE É DIPLOMA!?POR QUÊ?

-A MODE QUE,MINHA FIA,A MÃE DELE,FOI ESTUDÁ NA CIDADE E O DEPLOMA QUE ME TRUXE FOI ESSE.

 

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 29/05/2008
Código do texto: T1010697
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.