EU (NÃO) TENHO VÍCIOS.

 

                Eu nunca gostei de fazer nada por hábito, gosto de inovar, criar “novas rotinas”, fugir do óbvio. Eu pensava que era assim. Descobri que assim vou criando mil vícios. Hábitos que me acompanham há séculos. Quando foi instalada a internet, via rádio, aqui em casa, eu vivia reclamando com os meninos que eram “viciados” em MSN. Agoniava-me vê-los trocando os livros pelo bate-papo. Eles argumentavam que se eu fizesse meu MSN também me viciaria. Verdade. Tive essa fase de “vício”, mas graças a Deus durou pouco. Hoje quase não tenho tempo para conversar com os amigos. Depois veio o Orkut, comecei a reencontrar amigos e empolguei-me, mas o número foi crescendo e perdi o controle, já não conseguia enviar recados personalizados. Perdi o encanto. Quase não vou lá, mas ainda respondo aos recados e procuro encontrar um tempinho para enviar mensagens. Pensei em sair, mas não quero perder o contato com o grupo das “cartas manuscritas”, da comunidade Maníacos por Livros.

                Ai veio o Recanto das Letras. Conheci por acaso e apaixonei-me, melhor dizendo, viciei-me. Toda hora vaga eu estava lá; confesso que algumas vezes eu inventava as horas vagas. Percebi que estava deixando de fazer coisas necessárias para ficar horas a fio lendo, comentando. Passei a vigiar-me. Não abandonei, e creio que nunca o farei, mas criei uma rotina que não atrapalha meus outros afazeres. Afinal a vida não se resume a net. Tem uma doce realidade aqui fora que nos espera e quer ser vivida. Fiz boas amizades no RL, gente que quero levar comigo para todo o sempre; que faz parte de minha vida; que visito todos os dias e sinto saudades quando não tenho tempo de visitar. Que me deixa feliz quando me visita. Gente que tenho a sensação de conhecer, sem nunca ter visto.

                Ler é outro vício. Desse não consigo fugir. Nem quero. Ele abastece outro vício: escrever. Sou dependente assumida. Mesmo assim algumas vezes fico hibernando (outro vício), adoro ficar horas sem fazer nada... Fico em minha rede quietinha... Criando mundos, escrevendo mentalmente, ouvindo minha música interior... Revivendo momentos felizes... Ouvindo vozes que me agradam. Muitas vezes me pego rindo sozinha ao lembrar coisas que vivi ou ouvi. Tenho o hábito de ler deitada... Mas na net não consigo, já levei o notebook para rede, não funcionou. Só os livros me acompanham em minha rede. Quando estou triste gosto de solidão. Choro. Transformo a dor em lágrimas, lavo a alma e mando a tristeza embora. Odeio ficar triste. Prefiro meu outro vício: sorrir.

                Como vêem, sou uma pessoa  sem vícios. Nem vou dizer que não posso passar em frente a sapatarias, adoro comprar sapatos e bolsas. Sebos então... Como é bom perder-se naquele emaranhado de livros. Recentemente descobri que estava alimentando outro vício. Fotografar. Adoro fotos e quando vi já não tinha onde colocar tantas fotos, pois ainda gosto da foto tradicional. Tenho restrições à foto digital, entretanto já tenho minha câmera que vive com a memória cheia, mas estou me curando, apesar de vez ou outra me pegar tirando foto das fotos rsrs.

                Mas meu maior vício é viver. Ser feliz e falar demais. Acho que preciso fazer uma revisão em meus hábitos. Descobri que tenho vícios demais.

 

Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 29/05/2008
Reeditado em 27/06/2008
Código do texto: T1011152
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.