Textos
Textos Crônicas
 
Publicado em: 28/05/2008
Leituras: 54

A PAZ DOS CEMITERIOS
Miriam de Sales Oliveira da Rocha

Texto
 

                    A PAZ DOS  CEMITÉRIOS
GOSTO DE PASSEAR EM CEMITERIOS,PRINCIPALMENTE NA EUROPA.AQUELES VETUSTOS E ANTIQUISSIMOS MONUMENTOS NOS TÚMULOS,OS CIPRESTES,O SILENCIO DOS SÉCULOS,A PAZ.A IMPONENCIA DO PÉRE LACHAISE!O CEMITERIO DE LISBOA DE MADRI,LÁ ESTÁ TANTA GENTE QUE EU GOSTARIA DE TER CONHECIDO...NÃO,NÃO SOU MÓRBIDA,MAS,NÃO TENHO MEDO DA MORTE,POIS SEI QUE ELA VIRÁ GOSTE EU OU NÃO E,OS MORTOS NÃO INCOMODAM NINGUÉM;DOS VIVOS,SIM;TENHO MUITO MEDO,E,DE CERTA MANEIRA,DA VIDA,TAMBÉM.MAS,O QUE ME INTRIGA NOS CEMITERIOS,DAQUI OU D’ALHURES É QUE LÁ SÓ REPOUSA GENTE DO BEM,GENTE HONESTA,SENHORAS VIRTUOSAS,EXTREMOSOS PAIS DE FAMILIA,INESQUECIVEIS PARENTES,AMIGOS FIDELISSIMOS,HOMENS PÚBLICOS ABNEGADOS,RESERVAS MORAIS DA NAÇÃO;LÁ,TODOS OS JUIZES SÃO IMPOLUTOS,ADVOGADOS HONESTOS,POLICIAIS INCORRUPTIVEIS,MÉDICOS DEDICADOS.E EU,COMOVIDA COM TANTA CONSCIENCIA LIMPA,TANTAS ALMAS JUSTAS,JUSTISSIMAS,ME PERGUNTO:ONDE SERÁ QUE SE ENTERRAM “AS OUTRAS?”;ONDE SERÁ O ÚLTIMO REPOUSO DAS ADULTERAS,OS CORNOS,OSAPROVEITADORES DO POVO,OS VIOLENTOS,OS COVARDES,OS TRAIÇOEIROS,OS LADRÕES,OS ASSASSINOS,OS PEDÓFILOS,OS FALSOS RELIGIOSOS,ONDE???SERÁ QUE DESCEM.DIREITINHO PARA AS PROFUNDAS,SEM ESCALA,NEM ESTAGIO?UÉ,NÃO POSSO DEIXAR DE ME PERGUNTAR.!?CERTO ESTAVA MEU PAI,COM SUA FILOSOFIA DE VELHO SERTANEJO,PASSADO,COMO ÊLE MESMO DIZIA,PELA PORRA DE PONCIO PILATOS;MINHA MÃE,PERGUNTAVA:-ODALBERTO,VOCÊ VAI AO ENTERRO DE FULANO?E ÊLE RESPONDIA,UM AR BREJEIRO NA FACE:-EU,NÃO;ÊLE NÃO VAI NO MEU...

 


Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 30/05/2008
Código do texto: T1011617
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.