VIOLÊNCIA X SOCIEDADE

A violência tem sido um tema recorrente em minha escrivaninha. Eu gostaria de abordar outros acontecimentos. Mas, é preciso não fechar os olhos para um problema social dessa magnitude.

Não somos violentados apenas quando acontece uma agressão física contra alguém de nossa família ou círculo de amizade. Infelizmente as facetas da violência são múltiplas e, muitas vezes, de difícil percepção.

Nossa sensibilidade a esse respeito se apresenta apenas quando acontecem grandes tragédias onde jovens e pessoas são brutalmente assassinados, assaltados, agredidos e nesses momentos nos sentimos frágeis, impotentes e inseguros.

A sociedade está encurralada pelo medo e pela violência consolidada por diversos fatores, entre os quais, a impunidade é um deles.

Como foi possível chegar a este estado de insegurança? Como nos tornamos vítimas da violência? São questionamentos a serem debatidos exaustivamente pela população a fim de se encontrar saídas eficientes para um problema comum.

Nenhum de nós está a salvo. Todos estão, de algum modo, expostos às manifestações de violência existentes em nosso meio. Sabemos que ela não é alienígena; não veio de outros mundos, pelo contrário, ela é da própria terra.

Alguns pensam que aumentar o efetivo da polícia seria o caminho para acabar com a violência e dizem que se houvessem postos policiais em determinados pontos das cidades, ela seria coibida. No entanto, não é tão simples assim. Se criarmos postos policiais, a violência apenas mudará de lugar.

Alguns entendem que a polícia deveria prevenir a incidência de atos violentos com ações preventivas e, em parte, têm razão. A polícia, nesses casos, está limitada. Talvez, ela possa adiar um crime e até evitar ao desarmar uma pessoa, mas não pode combater as causas da violência sem a contribuição da sociedade.

Não é a polícia que produz criminosos. A maioria deles tem endereço fixo, origem e família e muitas vezes moram em nossa casa.

Além disso, a policia fica desmoralizada quando prende um “meliante” e ele ri dos policiais, porque sabe que não será punido e, em alguns casos, será liberado na delegacia mesmo.

A violência não é tão somente um caso de polícia, ela é um sério problema social.

O Poder público, família, educadores, igrejas, organizações não governamentais e sociedade devem somar esforços para buscar soluções eficazes que eliminem ou minimizem as causas da violência.

É importante lembrar que as pessoas nascem frágeis, dependentes, puras e inocentes ; nenhuma criança nasce predestinada à violência. É ao longo de sua formação que, por diversos fatores, inclusive a injustiça social, que ela se condiciona à violência e ao crime.