img168/3936/pinkladyai5.jpg
Imagem> Google Images - By Isabel F.

IMAGENS SENSUAIS...ARTE OU OFENSA?

 


Outro dia, recebi um e-mail de uma amiga – dessas de verdade, que realmente se preocupam com nosso bem estar – sugerindo-me o seguinte: que eu procurasse ilustrar os meus textos com imagens menos sedutoras e jovens, como forma de fazer com que as pessoas – em especial os homens – prestassem mais atenção ao texto em si, em conteúdo e qualidade - do que na imagem ilustrativa.  

E que assim, nós, mulheres maduras, estaríamos incentivando ainda mais os homens a aplaudirem as meninas, de corpos esculturais, deixando de lado a experiência e sabedoria das mulheres mais velhas. Ela tem toda razão, apesar de que eu estou me lixando para o que os homens preferem. Já tenho o meu, que me ama pelo que fui ontem - corpo escultural - e pelo que sou hoje, aos 50 anos de idade e muito bem resolvida com o corpo que tenho.

 

Honestamente, eu nunca havia pensado nisso, pois as imagens ilustrativas, a meu ver, são uma forma de manifestação artística – eu adoro tudo o que se refere a artes - e não para chamar a atenção para meus textos e, com isso, aumentar o número de leituras em minha Escrivaninha. Não que eu a tenha criticado por alertar-me sobre essa possibilidade – SAIBA DISSO, AMIGA – pelo contrário, até vejo uma certa coerência no que ela me disse, mas, confesso, fiquei com a pulga atrás da orelha. E comecei, pela primeira vez, a questionar-me quanto à qualidade de meus Escritos. Será que isso anda acontecendo comigo?

 

Seria verdade que as pessoas – principalmente os Poetas desse Recanto – passam por minha Escrivaninha, deixam seus comentários, apenas pelas imagens com as quais ilustro meus textos!??? UAU! Caso fosse verdade, ficaria muito chateada, uma vez que, até o momento presente, iludi-me que meus textos tinham alguma qualidade e que seriam – ao menos a minoria – bons de se apreciarem.

 

Na verdade, sempre escrevi por puro prazer, sem nenhuma pretensão de ser uma grande Escritora mas, evidentemente, que se isso viesse a acontecer, eu ficaria feliz da vida! Alguém não ficaria?

 

Penso que, todas as pessoas que se dedicam à arte de escrever, são privilegiadas por esse dom e, em qualquer estilo adotado, deve ser de bom gosto, ter qualidade e conteúdo. Aqueles que usam dessa arte para expor seus conflitos pessoais, os que escrevem apenas ficção – a maioria, entendo – devem ser valorizados, sejam textos simples até os mais complexos, às vezes um pouco difíceis de se entenderem.

 

Todos têm o seu valor. Quanto a ilustrar os referidos textos, é uma questão de preferência, o que não muda em nada, o conteúdo do mesmo. Poderá, sim, dar um colorido diferente á página, mais agradável – para quem aprecia – aos olhos, porém, acho um tanto quanto fantasioso, um Escritor, Poeta, visitar determinada Escrivaninha de uma colega das Letras, seja ela amadora ou profissional, apenas para admirar e fantasiar sobre as imagens sensuais lá presentes. Será!??? Rsrsrs...

 

Pode acontecer de um ou outro, menos desavisado, enviar e-mails ao Autor – Autora, em especial – comentando a respeito. Comigo aconteceu, e não poucas vezes, de um ou outro, direcionar-me perguntas do tipo: “Quem é aquela da foto, é você?”  Ou: “Belos seios, são seus?” Acho graça! Esse sim, talvez nem tenha lido o texto, mas não se pode considerar que esse singular interesse, seja uma constante.

 

Prefiro pensar assim para não decepcionar-me com pessoas inteligentes, esclarecidas, que são também Escritores e Poetas de valor comprovado.

 

Os Artistas da Idade Média, já se utilizavam desse recurso, como uma forma de arte. As pinturas de renomados artistas, tinham, por excelência, modelos nuas – gordinhas, sim, pois era o modelo de beleza da época - e não as magras e longilíneas que representam a beleza de nossos dias. As esculturas também se utilizavam de modelos nus, homens e mulheres, e nem por isso perderam o seu real valor artístico. Mesmo os Escritores contemporâneos ilustram suas Obras...

 

E, como não sou afeita a seguir nada que me digam e sim os meus próprios instintos, continuarei a ilustrar meus Poemas, Sonetos, seja lá o que for, com as belas imagens que, considero uma complementação da Obra em si. Não vejo nada de ofensivo nessa prática e a liberdade de expressão é o que há de mais valioso, no mundo das artes, ou em qualquer outro seguimento da sociedade.

 

A imagem da moça nua, com os seios à mostra, em meu Perfil, foi substituída por minha foto, recente, mais gordinha – rsrsrs – com os cabelos mais longos do que na última foto que havia lá, mas não por imposição e sim, para promover uma mudança de visual,  pois eu faço isso, periodicamente, com ou sem sugestão!  Tenho total consciência de que a imagem da moça nua, de camisola transparente e seios à mostra, fazia bem aos olhos, muito mais do que a minha foto, mas, em contrapartida, os rapazes dos e-mails agora saberão que aquela não era eu.

 

img77/3001/image001sm6.gif