O QUE VOCÊ FEZ DE BOM HOJE?

Certo dia, perguntaram-me: "Sergio, o que você fez de bom hoje?" - Naquele instante pensei: "fazer de bom"? O que as pessoas julgam ser bom? Na maioria das vezes seria algo divertido, mas geralmente um prazer egoísta. Acredito que há muitas maneiras de se divertir, mas geralmente não percebemos que podemos encontrar essa "diversão", esse "prazer", essa alegria de viver nas coisas simples.

Momentos rotineiros do dia-a-dia podem transformar-se nos melhores das nossas vidas.

"Fazer de bom", o que significa isso? Como julgar o que é bom pra uma outra pessoa? Eu poderia responder: "vi o sol nascer", "plantei uma árvore", "brinquei com uma criança", "fiquei por horas observando as nuvens ou as estrelas", "escrevi um poema", ... há inúmeras maneiras de expressar o que se "faz de bom" num dia. Jogar conversa fora pode ser muito bom! O que faz bem pra mente, que alegra alma de alguém é de tal forma subjetivo que não pode ser mensurado, muito menos julgado. Alguns poderiam dizer que quando usam a expressão "fazer de bom" (ou "de interessante"), estão se referindo à vida social. Mas que termo mais estranho "vida social", a vida por si mesma não é social? Horas de lazer ou de trabalho também correspondem ao convívio, à vida social. De certa forma, todos se relacionam socialmente uns com os outros, se envolvem na coletividade, mesmo que isso não seja explícito ou consciente. Agora quando me perguntarem: Sergio, o que você costuma fazer de bom (ou interessante)? Responderei, eu vivo. E essa conversa contigo é uma das coisas que fiz de bom hoje. Para quem está de bem com a vida e consigo mesmo, momentos mais simples e corriqueiros, que muitas vezes não damos o valor necessário, são tão interessantes como os melhores programas que poderíamos imaginar.

Sergio Fajardo
Enviado por Sergio Fajardo em 01/06/2008
Código do texto: T1015008
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.