Vida de Professora - Parceria em letra de Música.

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".

(Guimarães Rosa)

Na minha vida de professora tive e tenho a oportunidade de conhecer muita gente interessante, com quem tenho aprendido grandes lições e, nesta crônica, quero apresentar Emanuel de Lima Barbosa, aluno da 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos da escola Professora Hévia Valéria, da rede municipal de ensino de Maceió.

Fomos apresentados por ocasião do Encontro Estadual Preparatório à VI CONFINTEA pois ele foi o aluno escolhido por seus pares para representá-los nas etapas seguintes -Encontro Regional , Salvador e Encontro Nacional, Brasília - já que depois de muito tempo, retornou à escola para concluir o ensino fundamental e foi premiado este ano, segundo ele próprio, com esta tarefa.

É uma simpatia de pessoa. Atencioso e sempre de bom humor, ganha a vida como servidor público municipal da escola em que agora também é aluno. Tem 51 anos, casado, com filhos e neto e é um músico em ebulição.

Pois é. Digo isso porque é impressionante como ele consegue se comunicar através da música. Tudo pode ser e tudo é mote para uma letra, para um sambinha. Depois, grava suas impressões da vida em forma de música em CDs e distribui entre os amigos e professores.

Agora, por ocasião do Encontro Nacional Preparatório á VI CONFINTEA, Emanuel – Nelli, como gosta de ser chamado- escreveu música sobre tudo que viu e viveu. Saudades de casa, a beleza da natureza, a sua participação como estudante no evento... tudo foi motivo para que nosso criativo aluno produzisse muito.

No vôo de retorno a Maceió, conversava com amigas sobre assuntos vários quanto me mostrou um verso de um samba, cantarolando-o, para me deixar sintonizada com o ritmo. Pediu minha ajuda para concluí-lo e prontamente atendi, mesmo que nunca tenha me aventurado por este ramo.

Batuca daqui, batuca de lá acertamos o “passo” do samba. Interrompemos nossas amigas, delegadas também no evento e cantarolamos para elas, arrancando aplausos muito simpáticos, de carinho e amizade. Por fim, deu-me a incumbência de dar um título ao “nosso samba” também.

Emanuel- Nelli, nosso agradecimento, em meu nome e em nome também dos e das representantes das instituições que compõem o Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos, por sua participação, por seu companheirismo e presença amiga entre nós. Meu especial agradecimento por me convidar para parceira do seu- agora meu também - samba.

................................................................................................................

Samba da Aeromoça

Amiga aeromoça

Me diz , por favor

Porque aqui de cima

Me sinto um trouxa?

Diga se é coisa de cabeça oca

Ou se ela lá em baixo

Me deixou de touca

Amiga aeromoça

Me sirva um cônsolo

ou me traga um lenço

branco pra enxugar

tristeza

Será que ela agora está

Pensando em mim ?

Ou será que só saudade

Vem de sobremesa?

................................... ...........................