...Amazônia nossa!

Desde criança eu ouço falar de desmatamento na Amazônia. Todos os anos a Amazônia perde tantos por cento de matas nativas, coisas assim. Ou a Amazônia é infinita, pois nunca acaba, ou os números fornecidos todos os tempos são sensacionalistas e não condizem com a realidade, pois senão não haveria mais tantas áreas (cerca de 50%) em matas no Brasil.

A quem interessa o sensacionalismo na divulgação de tais dados? Parece que há muitos ganhando com esse alarde.

Vamos fazer a nossa parte e os europeus e americanos, que já fizeram fumaça de suas florestas, que cuidem de reflorestar suas próprias terras, se quiserem garantir oxigênio para suas futuras gerações. Aliás, parece que eles sabem que o oxigênio não é privilégio de quem tem matas, mas de todos os que recobrem a terra com plantas, sejam árvores ou vegetação para fim alimentar.

Eu tenho certeza que podemos produzir alimentos e engordar gado e, ainda assim, continuar realizando o fenômeno fotossíntese, que é por sinal o único responsável pelo nosso oxigênio puro e abundante. Para isso todos os vegetais, grandes e pequenos, realizam a fotossíntese, desde que tenham regularmente o sol como companhia.

O Brasil precisa deixar de se contentar com espelhinhos e pentes, como na época do descobrimento. A hora é de ser grande e ter responsabilidade pelos próprios atos sem a necessidade de ninguém nos gerenciar.

Há muito que falar sobre esse assunto...!