TEMPO DE VIVER

Duas frases ouvidas recentemente me fazem refletir muito.

Tais frases não se aplicam a todos, mas tão somente àqueles que, assim como eu, já atingiram um determinado estágio da vida, uma certa idade do saber, ou, dizendo mais claramente, aqueles que já passaram dos cinqüenta.

A primeira delas, que não me lembro onde ouvi, diz assim: “Já vivemos mais da metade do tempo que tínhamos para viver”. Alguém que já passou dos cinqüenta pode contestá-la?

A outra, ouvida no filme “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”, em que Harrison Ford dá um show de interpretação aos 65 anos de idade, diz o seguinte: “Já atingimos uma idade onde a vida mais nos tira do que nos dá”. A frase foi dita em um diálogo entre o reitor da Universidade onde Indiana mora e o próprio Indiana Jones.

E daí?

Muita coisa, a começar pela certeza de que em determinada altura da vida certos detalhes já não têm mais a menor importância.

Quais detalhes?

Não sei, mesmo porque não conheço e não me interesso pela vida dos outros, e isso depende da consciência e da situação de cada um.

Quando somos jovens nossos objetivos são muito diferentes daqueles de hoje, quando já estamos calejados por tudo aquilo que nos aconteceu na nossa passagem até aqui.

Os mais vividos (chamemo-nos assim) têm por obrigação viver muito mais intensamente do que aqueles que estão chegando agora. Afinal, já passamos grande parte da nossa vida sujeitos a regras, estatutos, boas maneiras e um monte de outras coisas que nos tolheram por demais.

Nossa geração, quando no auge da juventude, com a adrenalina a mil e os hormônios saindo por todos os poros, conheceu a ditadura e a repressão, que foram um embaço na vida de todos nós, os jovens sonhadores de então.

E já que agora a vida mais nos tira do que nos dá e que já vivemos mais da metade do que temos direito, vamos procurar pensar e agir como diz essa belíssima frase atribuída ao grande comediante da década de 60, Pagano Sobrinho: “O dia de hoje ninguém ainda usou... pode ser seu”.

Pegue esse dia pra você com muita garra, com muito amor, com muita vontade e faça dele o melhor dia de sua vida.

E amanhã?

Bem, amanhã que tal repetir a dose?

******

Arnaldo Agria Huss
Enviado por Arnaldo Agria Huss em 04/06/2008
Código do texto: T1020015
Classificação de conteúdo: seguro