O DIA DOS NAMORADOS

O DIA DOS NAMORADOS

Segundo o dicionário da língua portuguesa, namorar significa: esforçar-se para conseguir o amor de outra pessoa, cortejar, galantear.

Convencionou-se que o dia 12 de junho é o dia dos Namorados, data em que se trocam presentes, dão-se flores, namorados jantam fora, enfim participam de programas diferentes dos dias comuns.

Boa parcela dos jovens e, creio a maioria passam toda a sua vida, mesmo depois de casados nesta primeira fase do enunciado do que significa namorar, expresso no Dicionário, daí os desastres provenientes desta imaturidade com casamentos tumultuados, separações dolorosas, filhos divididos entre o egoísmo de um ou até dos dois cônjuges.

A sociedade vive hoje o grande drama das famílias desfeitas, culminando até em crimes passionais, devido ao despreparo de muitos casais para um passo tão importante.

O desejável seria que os casais atingissem o conteúdo do terceiro enunciado do verbo namorar: tornar-se enamorado, afeiçoar-se, apaixonar-se que, convenhamos é muito mais amplo do que o primeiro, já que enamorar é fazer do namoro uma paixão, um encantamento, um enlevo.

O namoro elevado a este segundo conceito leva a um comportamento muito mais profundo, pois paixão é muito mais que conseguir o amor de alguém, é viver profundamente esse amor; e muito maior que cortejo, pois cortejo é apenas o ato de cortejar e é muito mais que galanteio, pois galanteio é apenas atenção amorosa.

Oxalá os namorados pudessem atingir o grau de maturidade capaz de fazer com que o amor deles fosse “mais forte do que a morte” e não apenas bom e eterno “enquanto dure”.

As famílias só poderão voltar a ter a sua função original quando esses casais se conscientizarem de que, quanto mais duradouro o casamento, mais sólida será a família.

Deixemos de hipocrisia e nos esforcemos para viver e conhecer o amor que vem de Deus e capaz de nos levar até o sacrifício se necessário for.

José Benedetti Netto

jose benedetti netto
Enviado por jose benedetti netto em 05/06/2008
Código do texto: T1020161