" DETALHES DE UMA VIDA! "

TENHO SAUDADES...

SAUDADES QUANDO PODIA BRINCAR DE RODA NA RUA, ( AS CRIANÇAS DE HOJE , NEM SABEM MAIS O QUE É "BRINCAR DE RODA!" !).

QUASE NÃO HAVIAM CARROS ,PODÍAMOS JOGAR " QUEIMADO " , BRINCAR DE PASSAR ANEL COM OS MENINOS , NINGUÉM SABIA O QUE ERA "BICHA" OU "VIADO"....

QUANDO ACHÁVAMOS ALGUÉM DIFERENTE , FALÁVAMOS: " XIIIIIII, ACHO QUE ELE É MULHERZINHA , OU XIIIIIII, ACHO QUE ELA É MULHER HOMEM " , MAS, ENCARÁVAMOS ISTO NORMAL !

MENINAS SÓ PODIAM OU DEVIAM CASAR VIRGENS , NAMORAR SOMENTE DEPOIS DOS 15 ANOS !E , O RAPAZ TINHA QUE PEDIR PERMISSÃO AO PAI, PARA NAMORAR COM A MENINA!

NAMORAR , ERA PASSEAR DE MÃOS DADAS, NA RUA EM QUE MORÁVAMOS, SOB O OLHAR ATENTO DE NOSSOS PAIS , ATÉ ÀS 22 HORAS!

BEIJAR NA BOCA ??? SOMENTE DEPOIS DE 1 MÊS DE NAMORO !

E, ASSIM MESMO, EU, QUE ERA MUITO CATÓLICA, NAMORAVA NO PORTÃO, TINHA QUE APROVEITAR À HORA QUE NÃO HAVIA NINGUÉM POR PERTO, ( SE MEU PAI , QUE PASSAVA TODA HORA PERTO DA JANELA , ME VISSE BEIJANDO NA BOCA, ACHO QUE LEVARIA UNS BONS TABEFES !)

ACHAVA QUE TINHA PECADO , E, REZAVA UNS 50 PAI - NOSSO E UMAS 50 AVE - MARIA ANTES DE DORMIR...E, AINDA PEDIA PERDÃO A DEUS POR TER PECADO !

COMO TENHO SAUDADES DESTE TEMPO !

A GENTE PODIA ANDAR NA RUA, SEM MEDO DE SER ASSALTADA , OU DE LEVAR UM TIRO .

E, A DIVERSÃO EM FINAL DE SEMANA, ERA JUNTAR A CRIANÇADA TODA E ASSISTIR À MATINÊ DE UM CIRCO ( SEMPRE HAVIA ALGUM POR PERTO), OU ASSISTIR UM FILME NO CINEMA PERTO DE CASA , EM PRETO E BRANCO AINDA!

OU , IR A UM PARQUE DE DIVERSÕES E ANDAR DE RODA GIGANTE , OU NO TRENZINHO DA CASA MAL ASSOMBRADA! ( ERAM SEMPRE AS MESMAS ASSOMBRAÇÕES , MAS, AMÁVAMOS! ) ÉRAMOS "PUROS "!

OU, A DELÍCIA DAS DELÍCIAS , A MÃE MATAVA UM FRANGO , FAZIA UMA FAROFA E UMA MAIONESE , E ÍAMOS NO CARRO PONTIAC VERDE DE MEU PAI , PARA UMA PRAIA DESERTA , PODIA SER ARARUAMA OU JACONÉ , E MAMÃE ESTENDIA UMA TOALHA IMENSA SOB UMA ÁRVORE FRONDOSA E FAZÍAMOS " PIC-NIC " .

ÉRAMOS OS PRÓPRIOS FAROFEIROS !

ENQUANTO MEU PAI TIRAVA UMA SONECA SOB A ÁRVORE , ÍAMOS BRINCAR DE PIC ESCONDE OU CORRER ATRÁS DE ALGUM CACHORRINHO OU ALGUM CABRITINHO QUE PASTAVA POR PERTO !QUANTAS SAUDADES ! SAUDADES DE MONTAR NUM PANGARÉ VELHO , QUE MEU AVÔ TINHA , NA PEQUENA FAZENDA DELE , E AINDA TIRAVA RETRATO !

SAUDADES DE TOMAR LEITE DE VACA , TIRADO NA HORA , E NÃO DE BEBER ÁGUA COM MAIZENA E FORMOL EM CAIXINHAS , COMO FAZEMOS HOJE !

SAUDADES DE ANDAR COM O DINHEIRO À CONTA DA PASSAGEM , PARA IRMOS AO COLÉGIO , E, SE QUISÉSSEMOS COMPRAR UM PEDAÇO DE BOLO NA CANTINA ,( AFINAL , LEVÁVAMOS MERENDA: PÃO COM MANTEIGA E AÇÚCAR ,OU PÃO COM GOIABADA OU MARIOLA, OU O FAMIGERADO "PÃO COM BANANA," QUE EU ODIAVA, PRINCIPALMENTE ,PORQUE UM DIA, EU TERIA MAIS OU MENOS UNS 12 ANOS, ABRI A MERENDA E A MALDITA "BANANA" QUANDO SEGUREI NO PÃO , DEU UM PULO DE MAIS DE 1 METRO E BATEU NA CABEÇA DE UM MENINO, E TODOS FICARAM CAÇOANDO DE MIM ! PELO MENOS ALÍ , ACABOUI O "PÃO COM BANANA," MAS, TIVE QUE CHORAR UM BOCADO EM CASA , rs ! ) .

BEM , PARA COMPRARMOS O TAL PEDAÇO DE BOLO, TÍNHAMOS QUE VOLTAR A PÉ PARA CASA , ANDANDO MAIS DE 3 KILÕMETROS !

SAUDADES ATÉ DO SAPATO QUE MEU PAI COMPRAVA PARA MIM E MINHA IRMÃ, O FAMOSO TANQUE COLEGIAL, rs !

E , AINDA MANDAVA O SAPATEIRO DA ESQUINA , COLOCAR UMA CHAPINHA EM CADA EXTREMIDADE DAQUELE MONSTRO , PARA NÃO GASTAR A SOLA ... TINHA QUE DURAR O ANO INTEIRO !E CLARO , ERA SEMPRE UM NÚMERO MAIOR QUE NOSSOS PÉS! E, NOSSAS CANELINHAS MAGRINHAS , SOFRIAM , DENTRO DAQUELES BRUTAMONTES ! ACHO QUE PESAVAM MAIS DE 2 KILOS!

SAUDADES QUANDO MINHA MÃE NOS MANDAVA IR AO "ARMAZÉM " , COMPRAR ALGO QUE ESTAVA FALTANDO , E NÓS LEVÁVAMOS UM CADERNINHO , ONDE O DONO DO ARMAZÉM , O "SEU ALZIR " , ÍA ANOTANDO TODAS AS COMPRAS PARA SEREM COBRADAS NO FINAL DO MÊS , ( NÃO EXISTIAM CARTÕES DE CRÉDITO ! ) MAS , HAVIA RESPEITO E CONFIANÇA , DAS PESSOAS , UMAS NAS OUTRAS ! SAUDADES DOS BAILINHOS DE FINAL DE SEMANA , NA CASA DOS AMIGUINHOS , COM ORDEM PARA "RETORNAR À MEIA-NOITE " EM PONTO , COMO UMA CINDERELA , E , NÃO PODÍAMOS VIR SOZINHAS , SEMPRE OS PAIS SE REVEZAVAM , PARA BUSCAR A MIM E ÀS MINHAS AMIGAS ... ERAM BAILINHOS EM CASA DE FAMÍLIA, QUE FICAVA NO MÁXIMO 2 QUARTEIRÕES DISTANTE DE NOSSAS CASAS ! NADA DE SOM DIGITAL, ERAM DISCOS DE VINIL E O FAMOSO "VITROLÃO !"

SAUDADES DA ÉPOCA EM QUE EU ACREDITAVA QUE IRIA ENCONTRAR UM PRÍNCIPE ENCANTADO , CASAR E SER FELIZ PARA SEMPRE ! ( QUE GRANDE PIADA, CASEI-ME COM O PRIMEIRO NAMORADO, AOS 17 ANOS DE IDADE, E DESCOBRI DEPOIS DE CASADA , QUE ELE NÃO ERA UM PRÍNCIPE , ERA UM "SAPO " ).

EU ERA COMPLETAMENTE VIRGEM E 10 ANOS DEPOIS ESTAVA SEPARADA, COM 2 FILHOS , TENDO QUE BATALHAR PELA VIDA , E TENDO QUE FAZER UMA FACULDADE ! PORQUE, SE FOSSE VIVER DE DAR AULAS COMO PROFESSORA SOMENTE , EU IRIA MORRER DE FOME COM AS CRIANÇAS ...

ESTOU ATÉ HOJE, ESPERANDO O PAI DELES PAGAR A PENSÃO QUE O JUIZ ESTIPULOU ...

MAS , ATÉ DISTO TENHO SAUDADES, EU TINHA 27 ANOS , DANDO AULAS , COM UM CASAL DE FILHOS , E FAZENDO FACULDADE EM TEMPO INTEGRAL.... (DAVA AULAS NO SUPLETIVO ), E FAZIA A FACULDADE , A U.F.F. , DE 8 DA MANHÃ ATÉ ÀS 5 DA TARDE E AINDA AMAMENTAVA MEU FILHO MAIS NOVO !) ...

VIDA DURA , MAS, SINTO SAUDADES!

PORQUE , QUANDO SE É JOVEM , PENSAMOS SER DONOS DO MUNDO ! VELHICE ? O QUE SERIA ISTO ? EU ACHAVA QUE QUEM ESTAVA COM MAIS DE 40 ANOS, ERA VELHO GAGÁ,rs...

HOJE , ESTOU COM 51 E FAREI 52 NO DIA 15 DE ABRIL , E ME SINTO UMA GAROTONA , HEHE , TIRANDO UMAS DORES NA COLUNA, POR CAUSA DE MINHA PROFISSÃO DE ENFERMEIRA , QUE EMBORA SEJA DIPLOMADA , SEMPRE ENCAREI O BATENTE ... TRABALHANDO EM URGÊNCIA E NA U.T.I , POR LONGOS ANOS , DE UM FAMOSO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO , AQUI , EM NITERÓI ...

MAS , TENHO SAUDADES SIM ! TINHA DOIS EMPREGOS , COMO PROFESSORA E ENFERMEIRA , DAVA CONTA DE TUDO , TRABALHAVA 36 HORAS DIRETO , DESCANSAVA 12 , NÃO VI MEUS FILHOS CRESCEREM , ( DISTO , NÃO SINTO SAUDADES !) PORQUE , QUEM CUIDAVA DELES PARA MIM, ERA MINHA QUERIDA MÃE , PARA QUE EU PUDESSE SUSTENTÁ-LOS E EDUCÁ-LOS !

TANTO ASSIM , QUE ATÉ HOJE , RECEBO PRESENTES NO DIA DAS MÃES , COMO NO DIA DOS PAIS TAMBÉM, rs ...

MEUS FILHOS (CASADOS, GRAÇAS A DEUS ! ) DIZEM QUE SOU " PÃE" , HAJA VISTA A AUSÊNCIA DA FIGURA PATERNA, TANTO MONETÁRIA COMO PESSOAL, NA VIDA DE AMBOS !

MAS , EU, ERA JOVEM E TINHA ILUSÕES AINDA ! ENTÃO , SINTO SAUDADES SIM , DO DURO QUE EU DAVA , MAS ERA FELIZ !

E AGORA ? AGORA, VIVO ENTRINCHEIRADA , DENTRO DE UM PRÉDIO ,QUE EU CHAMO DE "PICO DO MUNDO " POR SER EM ANDAR MUITO ALTO ,CHEIO DE GRADES , COM TUDO Q TENHO DIREITO EM MATÉRIA DE TECNOLOGIA E CONFORTO , MAS E DAÍ? SOU PRISIONEIRA DENTRO DE MINHA PRÓPRIA CASA !

PORQUE ONDE VIVO , TODO SANTO DIA TEM TIROTEIO , MINHAS NETAS SÓ PODEM BRINCAR NO PÁTIO DO COLÉGIO, OU FICAR EM FRENTE DESTES JOGUINHOS IRRITANTES E BARULHENTOS , OU VER TELEVISÃO, COM ESTAS NOVELAS NOJENTAS E PROGRAMAS HORROROSOS !

OU BRINCAR DE BONECA DENTRO DE CASA , HORAS A FIO !

E NÓS NÃO PODEMOS COLOCAR O NARIZ NA RUA , PORQUE TEMOS MEDO DE LEVAR UM TIRO , OU SERMOS ASSALTADAS , OU SERMOS SEQÜESTRADAS , OU ATÉ COISAS PIORES ! AhhH ! QUE SAUDADES QUE TENHO , DE MINHA PRIMEIRA TELEVISÃO , EM PRETO E BRANCO, DO MEU PRIMEIRO CARRINHO , COMPRADO COM MEU SUOR , UM FUSQUINHA LARANJA !

DE VER O REPÓRTER ESSO, NA TELEVISÃO, QUE NÃO ERA A CABO , E VER GONTIJO DEODORO DANDO AS NOTÍCIAS , COM A MARAVILHOSA VOZ QUE TINHA !

DE TER FORÇA DE VONTADE , PARA ESTUDAR , TER CASA E CUIDAR DE FILHOS !

MAS , EU ESTAVA "VIVA" ...

07/04/2005 02:06

Respeite os Direitos Autorais !