Meio ambiente e os humanos



Meio ambiente e os humanos



Estamos em dias que todos se voltam para o meio ambiente, principalmente para o plantio de árvores, para melhorar a qualidade do ar. Nossos antepassados e nós mesmos não tivemos estes cuidados, porque não fomos educados a respeitar o ambiente ou ter a visão do futuro. A abundância reinava sobre o planeta. Rios cristalinos, e árvores em abundancia, a fauna repleta. Bastava sair à porta e olhar, para ver tudo isso. Grandes e pequenos animais. Pássaros coloridos, e muito som.
Pela manhã, eram bandos de aves e animais, que começaram a competir com o homem, que proliferou e começou a plantar e fazer celeiros. O homem passou a selecionar o sabor do que comer e cuidar. As árvores barraram o caminho, e foram cortadas. Os animais destruíam a colheita, pisoteando-a, e também comendo o rebanho. Cercas foram inventadas, e os homens começaram a querer mais e mais. Vieram as indústrias e as bombas no céu durante as guerras. Os rios foram poluídos, o solo violado por erosões que abriram crateras. E o homem fez barragens, e mudou o curso dos rios e  destruindo árvores, plantas e animais. Os homens começaram a ferir outros homens, tirando-os das terras que amavam para dar espaço aos rios. E já não era mais só a natureza que incomodava, o homem também passou a incomodar. Os antigos jamais pensaram que aquela ave tão bonita poderia ser extinta, ou que a floresta iria sumir um dia. E os insetos começaram a incomodar, e vieram os pesticidas, que matou os insetos, e fez as aves emigrarem para onde havia comida, e muitas morreram comendo e bebendo bichos e plantas contaminadas. E O HOMEM QUIS MAIS. Já não bastava a colheita. A planta não respondia como antes. E o homem inventou mais maquinas, porém estava deficiente a colheita, e os laboratórios começaram a trabalhar em híbridos, transgênicos e rações. E os seus filhos comem e bebem químicos sem saber as conseqüências. Energia atômica descontrolada. E o mundo ficou pequeno, e vieram os celulares e suas torres. Somos bombeados constantemente pelas radiações emitidas por torres, e a colocamos mais e mais próximas de nós. E nossos filhos colocam os celulares perto das cabeças e dormem. Radiação de ondas de efeitos desconhecidos de computadores e torres, mandando impulsos do céu. E o homem continua querendo mais, já invadiu tudo que vê. Sem nada a dizer do espaço onde já está cheio de lixo orbitando nossas cabeças. Hiroxima e Goiânia... Agrotóxico... Pesticidas. Onde está o lixo atômico? E hoje estamos preocupados com o plantio de árvores, e fala-se que faltará água E como os antigos, eu olho as represas e vejo tanta água, eu vejo a chuva causando enchentes. E que eu penso? O que me dizem e o que fazemos? É tão bom comer, beber e dormir... Eu posso comprar a água... E a gripe aviaria que vem vindo?  Os pássaros, eu vou ao zoológico e vejo. Seu filho dizendo: “Mãe eu nunca vi uma galinha de perto só na TV!”. 
Vamos pensar no meio ambiente, plantando árvores sim! Mas e o restante? E os nossos filhos? E nuvens de insetos? E a camada de ozônio? Não temos mais equilíbrio. Hora de repensar... Só as arvores não basta. 
É todo o meio ambiente, somos nós parte dele e os responsáveis. Reciclar o lixo que está na natureza e em nossas mentes. Quem vai reciclar o homem?
Eu acredito no que vejo e sinto.  Eu vejo minhas necessidades o hoje!
Está na hora de aprendermos a ver o amanhã.
Somos parte de um todo ou não seremos nada.