Cotidiano de uma Mulher,Fragmentos do Diário

Dia a Dia de uma Mulher,Fragmentos do Diário

Terça Feira,19 de Março de 20008

Em meio a este cotidiano que vivo, abro o Jornal e fico muda de espanto com a internação psiquiátrica de Lara,resultado de uma briga em casa . Ligo para a família de minha amiga Lara e venho a saber por um de seus familiares, muito veladamente, que tentara o suicídio após os acontecimentos que lhe ocorreram.Foi acusada de traição pelo marido,por um cartão altamente comprometedor deixado por um colega,e abandonada com três filhos pequenos.Muitos em Riocomprido acreditaram e a isolaram.Lara tinha uma saúde mental muito frágil e não resistiu. Tive um choque intenso quando soube do fato e temi as conseqüências.Em realidade eu sabia que ela não ia resistir e penso que Riocomprido, por sua indiferença, seus preconceitos, sua ignorância, fez outra vítima.

Lembro à linda ,quando nos encontramos no shopping. Notei que me escondia a tristeza para me poupar. Afirmou , entretanto, que depois do que houvera em sua vida, aqui, em nossa pequena cidade, quase um vilarejo, não conseguira refazer sua vida e achava mesmo que jamais poderia, sua esperança era juntar dinheiro para viver em outro lugar onde não soubessem do fato passado.

Recordo que na ocasião pensei que a esperança é a última que morre, ou melhor, não pode morrer.Lara se perdeu pela vida quando findou sua esperança de sair de Riocomprido,como se mudar de cidade resolvesse,pois,que ela ia levar o passado com ela.

É, Nicole Champagne é quem costuma dizer que morte é liberdade,no que não estou de acordo.Nicole pensa demais,ensinei lhe minha arte do ócio que é simplesmente não pensar.

Riocomprido , Sábado, 27 de Abril de 2008

Ontem meu dentista perguntou porque eu não deixava de fumar. Fumo pouco e não tenho fumantes passivos. Acabei lhe dizendo que não parava de fumar para não ser perfeita. Rimos. Tenho me esforçado para sorrir neste momento chato que vivo. Tomei uns três chopps e me encaminhei para o dentista anestesiada.

Bin Laden continua escondido mas, vez em quando, esnoba o serviço secreto americano aparecendo pela Internet.

No mundo estoura um grande crise econômica sérissima na Argentina. O empresário vira jornaleiro e já é grande coisa. Temos muitos imigrantes.

Na Alemanha, em Guttemberg, um estudante armado matou vinte e sete pessoas no colégio do qual fora expulso. Coisas assim ocorrem ,quando um adolescente não é bem orientado ou esclarecido para se desligar de um estabelecimento, ou não o encaminham para um profissional de saúde mental antes do fato,ou seja,a espulsão.

O pai me chama lá do quarto para lhe dar comida, mas quero ainda dizer que Riocomprido cresceu, cresceu tanto que só conheço meus amigos ou reconheço meus inimigos se realmente os tenho.

Riocomprido, 17 de Maio de 20002

Hoje eu saí pelas ruas e fui andando, vendo gente, vendo o comércio, vendo crianças,vendo que a vida continua e a minha segue em passos simples,devagar demais para meu gôsto.

É, eu me alegrei saindo de minha casa e vendo todo este burburinho em Riocomprido,cidadezinha cheia de vida!Em cada casa uma alegria ou um drama, fico imaginando qual será o daquela ali!

Fui comprar lingerie e me veio uma piada irônica à cabeça:

- -Que adianta? A mulher ter calcinhas de ouro e não ter companheiro.Melhor comprar alguma coisa simples.

Perdoem a grossura.Porque ,afinal ,tenho eu que ser só poesias, só finíssima?Sou uma mulher comum e meu caderno reflete quando escrevo todas estas coisas pequenas da vida de uma mulher.Ora bolas! Tenho o meu lado grosso e gosto! Costumo ir pela minha cabeça ,também, e por isto não escutei dois conselhos do meu pai.Foram fundamentais em minha vida! Duas vezes ele irrompeu no meu quarto sem bater ou se fazer anunciar. A primeira foi para dizer há 40 anos atrás, com sua imensa cultura, que eu não fumasse.Fumei, fumo até hoje e é um grande desgosto para mim.Estou parando com a ajuda de balas e a lembrança do pai Comecei a parar desde que fui a Machu Pichu e notei que não tinha fôlego para subir as encostas.Agora corro.Viver sem cigarros é ótimo!

A segunda irrupção de meu pai na minha vida foi para me dizer que não namorasse um rapaz de forma tão firme pois “ este cara não é para ti”. Namorei. Sofro as conseqüências até hoje por não o escutar.Percebo que sou “grossa”quando contrario meus pais e os resultados ao cabo e ao final se voltam contra mim.

Riocomprido, Domingo,19 de Maio 2008

É, a Nicole tem seu lado humorístico também.Escreveu um livrinho delicioso, cheio de humor e o levou para a mãe , cuja opinião foi péssima! Claro!Antiquada como é!

Sou filha de um sujeito muito inteligente,( gosto de pensar que sua maior inteligência era gostar de mim- tudo era bom com ele,complexo de Édipo,dizem)Gosto do meu complexo de Édipo!Tenho um avô Francês,sou tataraneta de uma sumidade no escrever, e bisneta de um homem inteligentíssimo tanto na advocacia, política,artes e, sobretudo, na arte do amor.E os resultados disto tudo são uma mulher comum com suas manias,idiossincrasias,que faz fôrça para parar de fumar e que tem a fantasia louca de um dia escrever um grande romance e que se faça justiça profissional quanto a ela.

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 07/06/2008
Reeditado em 16/01/2011
Código do texto: T1023452
Classificação de conteúdo: seguro