CABELOS BRANCOS .

 

    Quando era adolescente sempre quis ter cabelos brancos. Achava o máximo dos máximos do charme. Principalmente quando ouvia uma certa garota, colega de sala de aula que não se cansava de repetir que adorava homens de cabelos grisalhos.

    Meu primeiro cabelo branco demorou a chegar, talvez porque estivesse esperando um verdadeiro batalhão de companheiros que em pouco tempo coloriram minha cabeça. Alguns amigos, em tom de brincadeira, diziam que por ser tão jovem e ter cara de menino, só poderia sair de casa se antes deixasse cair discretamente um punhado de farinha de trigo na minha cabeça com o único objetivo de aparentar maturidade.

    Outros até diziam que eu teria que providenciar urgente um bigode e cabelos brancos de verdade senão, poderia ser barrado nas sessões noturnas no cinema do meu bairro. É claro que além de ser brincadeira era um enorme exagero.

    O certo é que nunca quis pintar o cabelo, nem de branco e nem de preto. Os fios brancos foram chegando natural e silenciosamente, cada um deles tem uma historia para contar e os antigos fios pretos, despediram-se da minha cabeça sem nenhuma cerimônia e promessa de voltar, ainda que fosse com outra cor.

    Uma das coisas que tenho enorme dificuldade de entender e nem sei se vou encontrar alguma explicação lógica e racional , é o motivo pelo qual as pessoas em nome de uma tola vaidade, pintam seus cabelos de cores variadas, escondendo os fios brancos que ao contrario do que tantos pensam, não são sinal de velhice e sim verdadeiros troféus conquistados ao longo de uma vida de lutas, vitórias e derrotas.

    Cada fiozinho simboliza uma conquista. No meu caso, passando rapidamente pelas páginas do livro das melhores lembranças posso citar os primeiros meses do meu casamento, o nascimento e a educação dos meus filhos, os primeiros exames para o vestibular quer dizer, analisando bem, só lembranças boas.

    Mas o que há de errado com os fios brancos dos cabelos ? Por acaso as pessoas ficam mais feias ? Na verdade, gostaria que os mais sensatos e os mais sensíveis me respondessem, qual é a verdadeira beleza ? A interior ou a exterior ? Eu voto pela interior portanto, é absolutamente natural ser natural e ter cabelos ao natural.

    Tenho uma grande amiga que está hoje com trinta e oito anos. É uma mulher bonita, super inteligente, alegre , enfim uma mulher adorável. Conversando sobre cabelos brancos ela disse-me que cuida do seu corpo, da aparência, pinta as unhas, passa batom e perfume mas acha um enorme exagero e desperdício pintar os cabelos.

    Na opinião dela, com a qual concordo plenamente, mulher que é mulher não deve se envergonhar dos seus cabelos brancos. Deve ser absolutamente autentica e verdadeira. Além do mais ela considera que mais importante que ser escrava do artificialismo e de uma vaidade desenfreada, é muito melhor se preocupar em reforçar cada vez mais seu lado moral e intelectual. Realmente, uma mulher extraordinária.

    Minha querida neta, desde os seus seis anos de idade, afirma que eu não tenho cabelos brancos e sim prateados. Na sua mais pura e sincera inocência uma criança faz elogios a cabelos que não são pintados e ainda deixa claro a enorme diferença entre as cores branca e prata.

    É claro que também vejo e conheço inúmeras mulheres que disfarçam os fios brancos. Algumas, inclusive, ficaram simplesmente aterrorizadas quando eles surgiram. Mas a pergunta que se faz é a seguinte: com ou sem cabelos brancos o tempo não passa ?

   E mais, com ou sem cabelos brancos as pessoas, sejam homens ou mulheres, pobres ou ricas, inteligentes ou não, não mudam de idade ? Então , por que não deixar que os cabelos brancos cheguem suave e naturalmente ?

   Ouvi certa vez (e que bela tolice) que cabelo branco deixa a pessoa mais velha, mas e daí ? Estar mais velha não significa estar mais madura, mais experiente, mais vivida, e por que não dizer mais livre, realizada e feliz ?

   As pessoas, tenham vinte ou setenta anos, não podem sorrir, dançar, escutar música, passear e principalmente amar e ser amadas , tendo ou não cabelos brancos ?

   Tenho plena certeza de que minhas palavras, opinião e pensamento não vão agradar a todos. Também não é minha intenção causar e promover qualquer tipo de polêmica , mas espero que minha meia dúzia de leitores , que inclusive já estão acostumados com minhas tolices, saibam que afinal de contas, tanto cabelos brancos quanto prateados , mas sempre ao natural, são lindos e tem gente que gosta, e muito.....

 

 

                       ****************




(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 07/06/2008
Reeditado em 21/01/2013
Código do texto: T1024365
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.