Títulos

O que é um título, senão mais um rótulo...
Dentre as tarefas, que foram muitas... Entre um e-mail e outro, para os amigos... para o trabalho... Pensei em TÍTULOS.
Tenho um problema sério ao estabelecer títulos para os meus textos, sejam para os  poemas... Sejam para as pesquisas... Os artigos que escrevo, preferia que fossem apenas os da classe gramatical. Quando termino, eu enlouqueço sem saber qual nome dar... Vem a hora da palestra e Eu lá, sem resposta.  O (A) SENHOR(A) perguntou-me: _ Então, qual é o título do seu trabalho. Tem de ser 'pomposo', 'que aborde o conteúdo'... 'Que chame à leitura''... Que expresse o coração!!'.  Olho para ela e penso: Não é meu...É apenas uma contribuição!
Quando criam um produto novo para o mercado, imagino o trabalho que dá ao rotular. Envolvendo com cuidado o produto, na hora de batizá-lo... Com sentido bem determinado: à chegada ao cliente.
Fazer sinopses, eu não gosto... Estraga o prazer se contarem o filme, principalmente o final... Procuro recortar o filme e estabelecer até que ponto eu poderei ir... Mas, uma coisa me agrada, nas tais sinopses que tenho QUE fazer... Já vem com um título estipulado, meu trabalho será dar a direção... Fico aliviada!...
A matéria central é um tormento... Faço tudo e fico olhando... E o título sai em cima do laço da entrega... Da conclusão. Não posso fazer nada... A culpa é da determinação!
Gosto de brincar com as palavras... Elas são fonte de inspiração... Gosto delas juntinhas, fazendo um discurso solto. O titulo deveria ser deixado em branco... Por conta de cada leitor.
Alguns títulos são presente... De joelhos e espada em punho... Há aqueles que são pagos... Privados. Cada qual com seu valor e necessidade... Não tenho nada com isso!
Existem outros  que tenho de buscar com trabalho e paciência, também... Vêm os sapos pra engolir... A soberba a rolar solta... Tem gente que não entende que são apenas rótulos de cobrança...
O expressar de um trabalho digno, resultado de uma vida toda, merece títulos, merece prêmios... Merece cobrança! Tudo que fazemos por nós, conquistas que priorizamos, são o caminho de VOLTA... Para mostrar o resultado e fortalecer o conjunto.
Admiro as pessoas que se preocupam com o todo e, com gratidão, voltam ao passado. Retomam, de suas entranhas, a força para fazer algo de novo... Continuam aprendendo sempre... Com a vida ou em sala de aula... Não empoeiram suas caras nas paredes...
Como tem molecada espanjando qualidade em suas poesias!... Como tem gente com experiência fazendo versos, com vontade, com preocupação!... Como tem gente em movimento, nesse mundo NOSSO!
Não somos nossos diplomas, somos o resultado do que fazemos de concreto, depois de obtê-los... Não somos profissionais, se não soubermos o significado da humildade... E, principalmente, não somos TÍTULOS... Somos humanos!


Por hora abordei isso!









21:05