A beleza do Chico

Numa das poucas vezes em que eu vi o Chico Buarque, bem de pertinho, foi no Centro Recreativo Vinicius de Moraes, no Recreio dos Bandeirantes. Era época de eleição para presidente da República, eu e meus amigos comunistas estávamos lá para um encontro com o candidato do PCB, o Roberto Freire, que discursou sobre um caixote de madeira, eu achei engraçado porque o improvisado palanque lhe acrescia apenas uns 35 centímetros... o que já era muito para roda formada à sua volta por uns gatos pingados e pinguços que ouviam atentamente seu discurso, entres eles eu... só que eu não ouvi nada porque meu ouvidos estavam ocupados em ouvir a figura calada do Chico bem à minha frente, no outro lado do palanquinho... confesso, sou fã... fico boba, fico sorrindo, encantada com o Chico... então não sei sobre o que o Roberto Freire falava, mas dá para imaginar, discurso de político é previsível... mas ver o Chico de pertinho não é! Se eu morasse no Leblon, num apartamento de frente à praia, me vestiria de Januária ou Carolina, e me poria na janela para ver, não a banda, mas o Chico passar. Mas nem todos gostam dele, há alguns que dizem que ele canta desafinado, que as músicas são chatas, que ele é feio... feio?... tem que ser bonito para encantar? Tudo bem quando uma pessoa diz que não gosta das músicas nem da voz de um determinado cantor, é questão de agrado musical, mas porque a pessoa é feia??? Quantas vezes ouvimos frases como: “que pena, tão bonita morrer assim?”... “mas como um rapaz assim tão bonito foi se meter com drogas?”... e por aí vai... então eu pergunto: se fosse a moça feia a “pena” não seria tão sentida?... o rapaz poderia se drogar sem espanto se fosse ele um feio?...
Vinicius dizia que “as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental”... frase polêmica, mas acredito que, essa beleza a que ele se refere, é encanto, carisma, aquele “quê” a mais que muda tudo... inclusive prá ele, porque nem todas as mulheres do Vinícius eram bonitas... quantas vezes conhecemos uma pessoa e ela, de cara, não nos diz nada, mas com o tempo ela se revela a pessoa mais linda que conhecemos, algumas vezes nos apaixonamos por causa disso... e geralmente esse amor é mais forte, mais sentido, não é à toa que a sabedoria popular diz que “quem ama o feio bonito lhe parece”, mas algumas pessoas usam esse dito como deboche, ironia... não vejo assim, acho que a beleza não se atém ao traço perfeito, ela também está na voz, num jeito de olhar, na mão e no gesto, mas para isso é preciso enxergar além da embalagem... e me estendendo nesse assunto... me perco do Chico... então volto a ele e digo: prá mim ele é bonito sim... suas músicas são lindas... sua voz perfeita aos meus ouvidos... e sou fã sim! Toda boba!