COMPETIÇÃO

COMPETIÇÃO

Na pista da vida corredores se alinham, a fim de disputarem, entre si, a conquista de um laurel que será colocado, em lugar bem visível, por um marco atingido; após a partida alguns se distanciam dos outros, mas todos têm o mesmo objetivo, cruzar a linha de chegada. Ao longo da corrida há desistências e poucos chegam a cruzar a linha final.

Muitos fatores podem determinar a desistência de maratonistas, visto que muitos não estavam preparados fisicamente, para outros fatores biológicos atuaram e os corredores não foram capazes de manter o “trem de corrida”; ainda outros foram influenciados por fatores psicológicos que de forma negativa, provocaram baixo rendimento, ocasionando desistência ou na melhor das hipóteses uma colocação inferior à desejada, na tabela de classificação.

Concluída a corrida sobram palmas e abraços aos primeiros colocados e pouca referência àqueles que não conseguiram cruzar a linha de chegada. Ninguém se preocupa em saber as reais razões do fracasso, só lhes sobram as críticas, mas é preciso considerar que numa disputa nem todos podem se sagrar vencedores.

Aos vencedores é claro devem ser dadas as palmas, os abraços, pois este é o incentivo para os que realmente venceram, mas aos que não venceram devem ser dadas palmas e abraços, visto que eles tiveram a coragem de competir, enquanto muitos não tiveram a mesma audácia.

A cada um dos participantes resta um consolo, o de terem competido, embora a vitória não lhes tenha sorrido, mas de qualquer forma eles estiveram lá, entre os competidores. Outras corridas virão e é possível que entre os litigantes estejam muitos dos que participaram da corrida anterior e, quem sabe, desta vez, a sorte lhes sorria, colocando-os no pedestal da glória, fazendo-os esquecer os revezes anteriores.

O importante é não desistir nunca, lembrando sempre que o mais importante é competir, pois só compete quem tem coragem e otimismo para tanto.

JOSE BENEDETTI NETTO

jose benedetti netto
Enviado por jose benedetti netto em 11/06/2008
Código do texto: T1029324