NÃO seja VÍTIMA da VÍRGULA

A VÍRGULA

Leio pela imprensa que os países de língua portuguesa assinaram um novo Acordo Ortográfico. Ao que entendi, só vigorável a partir do próximo ano, quando o Ministério de Educação obrigará as editoras alterarem suas publicações.

Recebi da escritora e Amiga Euna Oliveira, a reprodução de uma mensagem sobre a Vírgula, fruto de uma propaganda da ABI, aonde se encontra os exemplos abaixo, que transcrevo por serem muito importantes, alertando:

“A virgula pode ser uma pausa...Ou não.”

“Não, espere. = Não espere!

“ 23,4 = 2,34”

“Aceito, obrigado. = Aceito obrigado.”

“Isso só, ele resolve = Isso só ele resolve.”

“Esse, juiz é corrupto! = Esse juiz é corrupto.”

“Vamos perder, nada foi resolvido”

“Vamos perder nada, foi resolvido”

“Não queremos saber”

“Não, queremos saber”

“Não, não te quero”

“Não, não te quero”

Porventura o novo Acordo nos previne sobre o uso da minúscula Vírgula? “Creio que não” tratam ... (ou Creio que, não” tratam...

Leiam a Vírgula produzindo novamente duplo sentido.

Lembrei-me de escrever uma crônica sobre o assunto porque ao ler os exemplos, recordei dos ensinamentos do Mestre Jesus que não consta ter sido mestre de idiomas, mas foi um Mestre de inegável sapiência em relação a ética, a moral e os bons costumes, tão escassos em nossa sociedade que me fez lembrar do ditado “com minúsculos grãos de areia se faz uma montanha”, cujo autor desconheço, porém de grande sabedoria. Dele surgiram outros, como: “Para se alcançar o final da estrada é preciso se dar o primeiro passo”. “Só se alcança o topo da escada se escalando o primeiro degrau”, etc.

Também sobre a importância da Vírgula, é preciso se salientar que ela não só altera totalmente o sentido da frase, mas ela é de fundamental importância na pronúncia de certos vocábulos como “acentuação.” Não tenho capacidade de discutir sobre o uso do nosso idioma, contudo, neste pequeno trecho que escrevi, mesmo como autodidata, teria sentido ferir meus ouvidos ao ouvir alguém pronunciar: Virgula, Vocabulos, Importancia, Minisculos, etc. porque a falta do acento representativo do som das palavras .

Na vida prática podemos pronunciar frases sem uso da Vírgula, porém, ao escrever, devemos ter o devido cuidado, principalmente em contratos, decretos e outros documentos de responsabilidade. Já li uma manchete num jornal: “Toneladas de peixes mortos no rio em janeiro”. (Toneladas de peixes, mortos no rio, em janeiro).

O minúsculo sinalzinho pode nos dar grandes prejuízos, não só moral como financeiro. Também pode destruir o sonho de um vestibulando ou um “concurseiro,” porque até música se pode ouvir sem ritmo da palavra, porém, ela tem som próprio e não aceita “musica.”

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 11/06/2008
Código do texto: T1029428