Amar é gostar totalmente

Como todo mundo sabe, as crianças são grandes filósofas, pensadoras se poetas, e se prestarmos a devida atenção aprenderemos muito mais sobre nós mesmos apenas ouvindo atentamente as coisas que as crianças têm a nos dizer.

Pois eu tenho procurado há anos ouvir meus alunos, e desde que fui mãe, também minhas filhas. E é um tal de perguntas pra lá e pra cá, que às vezes algumas perguntas ficam sem resposta...

Essas perguntas não têm hora marcada para acontecer, e às vezes nos pegam desprevenidas. Ontem mesmo, enquanto eu pegava algo na geladeira, na hora de preparar o jantar, minha caçula vem me abraçando e beijando, se enroscando nas minhas pernas. Ela está com seis anos, fala mais do que a boca e tem mania de querer ajudar na cozinha. Me dá um olhar sorrindo com o rosto inteiro como só as crianças sabem fazer, e me diz: Mamãe, sabia que eu te amo? Eu respondo dizendo que a amo também, mas sou surprendida pela pergunta: Mãe, o que é amor?

Que pergunta difícil esta, que muitos poetas e amantes já responderam de tantas formas! Como explicar a uma menina de seis anos o que é amor? Amor eu sinto por ela todos os dias, tanto que ele se mistura com medo, orgulho, culpa, ansiedade, e outros sentimentos que nem consigo perceber, quanto mais explicar. Devo ter feito uma cara de boba, e hesitado na resposta: Filha, essa é uma coisa difícil de explicar, mas...

Ela, dando um pulinho no lugar, grita de entusiasmo: Ah, já sei, mãe. Amar é gostar totalmente, né?

Respondo com um abraço e um olhar marejado. Eu não conseguiria definir o amor melhor que isso. E você?