Jequitinhonha das riquezas

A vinte e seis anos atrás quando cheguei em Capelinha que visão cinematográfica, uns duzentos cavalos amarrados ali perto do mercado ao lado da feira, ali tinha de tudo os homens todos usavam chapéus nordestinos, celeiros em todo canto trabalhando a todo vapor confeccionando celas, cabrestos, laços e tinha até ferreiros fazendo ferraduras e estribos! Uma Roma antiga! Atravessadores comprando cavalos! Uma loucura, falavam rápido e gritado dificilmente a gente entendia o que estavam dizendo.

Eu me lembro que naquela época quando passei em “Diamantina” todas as casas exibiam nas paredes retratos tirados perto ou ao lado do ex-presidente Juscelino Kubitchek, serestas continuamente e as moças ainda se exibiam nas grandes janelas! E os vendedores de “diamantes” disputavam os viajantes contando histórias milionárias!

Nesta época esnobavam o ouro! Chegando em Araçuaí o mesmo cenário cinematográfico e naquela época ali ainda existiam enormes gigantescas aroeiras e no rio muitas canoas, os cerrados ainda em “Adão e Eva”! Vinte e seis anos depois um cenário ainda que distante, mas muito melhor! Os cerrados australianos, as aroeiras viajaram, as canoas nos estaleiros ou em fotografias! E nas praças estátuas de canoeiros! Em frente o mercado umas duzentas motos, os cavalos desapareceram! Os “diamantes” de ponta nos “cofres” e os jovens de aparelhos nos dentes! Depois da hidrelétrica de Irapé apareceram lindas mansões. Araçuaí preservou dois casarões com data de 1921 que coisa maravilhosa aquele casarão cor-de-rosa com aquela escada e aquela magia, o outro o podium do saber, o casarão branco me enche de utopia! Ambos com os mesmos acabamentos o povo tem sabedoria. Ah meu amigo Jequitinhonha dos sonhos agora atraem os paulistas num retorno glorioso a busca destes tesouros bem ali no Taquaral pedras semi-preciosas trabalhadas em plena “rua” de longe se vê o brilho, extração de granito em abundância, tem até extração de “nítio” e as pedreiras ainda não exploradas, mas em breve aqui teremos fábrica de cimento, criação de peixes e entretenimento aqui está o novo “eldorado” é só a mídia fazer o reconhecimento! Os deputados abençoados aprovaram a bolsa família, reforçou os sonhos da cidadania, a bolsa mecenas mantém todas as crianças na escola! Venham lapidar estas “pedras preciosas!” Pois nas Arábias está sobrando “dólares”! Itinga ganhou a ponte dos sonhos e o sorriso do povo contente!

Jequitinhonha terras de montanhas e pedras preciosas! Antes de chover as nuvens abraçam as montanhas uma cena indescritível para os olhos que as vislumbram! Antes das nuvens irem embora com aqueles desenhos magníficos a gente nunca quer que aquele desenho, aquele cenário se acabe! Aquelas pedreiras a tarde com tonalidades em cores diversas Ah! Meu “Deus” não tenho vontade de ir embora! Em Araçuaí onde acontece o abraço do rio Araçuaí com o rio Jequitinhonha forma um enorme triângulo de terras férteis e de gigantes matas de aroeiras e as montanhas fazem a diferença! Na direção de Gravatá a gente vê nitidamente a divisa dos cerrados gerais com o agreste ali já temos as aroeiras menores folhas de cipreste e a vegetação muda completamente! Em Araçuaí terra da legitima arte da cerâmica, do coral de crianças artistas, e dos trovadores do vale! E vamos fechar com o mais antigo casarão datado de (1899) com mais de doze cômodos! E com altas, muito altas portas, enormes e belíssimas janelas!

moraesvirada
Enviado por moraesvirada em 14/06/2008
Código do texto: T1033721
Classificação de conteúdo: seguro