MÁSCARAS

MÁSCARAS

Vanderli Granatto

Esconder-se atrás de máscaras.

É triste saber que isso existe.

Cada qual se escondendo, das suas amarguras,

de suas tristezas, de seus despudores.

Oculta-se a autêntica marca, a autêntica imagem, quando deveria se expor puramente, naturalmente.

Por que o uso de tantas máscaras?

Exibição, vaidade em demasia, audácia, fingimento, querer mostrar-se um outro, talvez sentir-se um outro, dentro de padrões errôneos.

Consumismo exagerado, exacerbado, esquecendo o valor maior do dom, do poder do puro, manso, cristalino,que caminha ao lado.

Mas por dentro sabe-se, que penetra, num mar de negativismo, uma luz apagada, que não sabe ao certo, o melhor rumo para partida do barco perdido.

Escondidinho atrás de uma máscara, talvez ninguém perceba sua imperfeição, seus dissabores para com a vida.

Blocos de alegorias se veem pelas ruas...

Sobressaem-se, enganando-se a si próprios, cultuam apenas, o bem material, apenas a imagem, fingem alegria, se tornam esnobes, irracionais, não sabem sair das tramas do mal, se perdem pelo próprio desvalor.

Deveriam lutar para sobressairem naturalmente, pois, somos o que somos, cheios de encantos ou não, inteligentes ou não, belos ou feios, cultos ou incultos.

Sejamos autenticos mostrando a verdadeira face, sem medo de exposições.

Autenticidade é irmã da praticidade,simplicidade, humildade.

Sejamos todos, pérolas lapidadas de uma sociedade, mostrando a coragem de buscarmos dentro de nós o que somos.

Creio que seríamos mais felizes, pois hoje impera-se a infelicidade, sendo visível até pelas máscaras.

Será que se formos autenticos, não seremos aceitos?

E da não aceitação...

Viva a insanidade, irmã da vaidade, vizinho da maldade?

Tudo vira festa na ilha da fantasia?

Uma geração inteira perdida entre a corrida do falso e ilusório?

Fria mensagem aos que germinarão frutos na terra, na falha da sociedade que não mais educa; não dá a devida orientação.

Parece que tudo é jogado e estamos nos perdendo, nos quebra cabeças, das ilusões.

Sabemos que tudo é transitório, mas estamos dando instrumentos certos para a condução dos valores?

Estamos educando, orientando, participando da vida dos nossos filhos?

Somos exemplos para lhes passar valores positivos?

Será que somente em cima de erros, chegarão a uma conclusão acertada?

Onde está a educação, a justiça, a saúde, a fraternidade, o companheirismo, a doação, o lirismo da canção?

Criou-se doenças para esconder a falta de desenvolvimento dos caracteres natos.

A falta de profundidade das idéias, o temor pela exclusão no meio em que vivem, levou os seres a se esconderem.

É percebível em muitas pessoas, que pensar para agirem corretamente, não querem, somente agem, não medem as consequências.

Na falta de agilidade do pensamento,

na falta de discernimento, prejudica-se a integridade do caráter.

Somos seres em evolução.

Se com defeitos ou não, o que temos a fazer é conviver bem com os irmãos, desobstruir caminhos, abrir as portas do coração,

Que conosco sigam, aqueles que sabem o que é correto e bom.

Que alguém encontre dentro de nós, o melhor do que somos capazes, sem máscaras e que se esse melhor for, em pouca quantidade,

que seja a fatia melhor aproveitada, em qualidade.

A sociedade toda pode se esconder atrás de máscaras,

mas a verdade nua e crua é uma só...

Somos a humanidade em constante busca do bem estar,

da verdade, da liberdade, dos ideais almejados,

da conquista do mundo e principalmente em busca da felicidade.

Se esconder atrás de máscaras, talvez seja uma preservação,

medo do fracasso e por isso, deixa-se imperar a ignorância.

Pelo simples fato do erro incomodar e ficar exposto as falhas, preferem se esconder atrás de máscaras.

Mas se errar é humano, vamos errar e consertar os erros, para que possamos ter dentro de nós, a certeza de que somos nós mesmos, imperfeitos e perfeitos na maneira própria do ser.

E saibamos que muito aprendemos com os erros nossos ou dos outros.

Ainda há tempo de salvar esta geração e a futura,

pois somos seres especiais.

Vanderli

08/10/2007

Botucatu/SP