Será que o trabalho realmente organiza a sociedade?

É evidente que para uma sociedade existir é necessário algum tipo de trabalho, pois sabemos que sem trabalho nada se constrói. Porém é possível usar esse mecanismo de forma errada, e parece que é exatamente isso o que esta acontecendo. A forma que nossa sociedade organizou o trabalho é totalmente desorganizada, pois sabemos que para haver uma organização é necessário que todos ajam da mesma maneira, e hoje ninguém mais se importa em oferecer oportunidades que possibilitem que tal forma de agir se concretize, por conseguinte, hoje vivemos em uma sociedade onde os valores de cidadania que deveriam ser garantidos pelo trabalho dos cidadãos que a constituem, simplesmente está alienado a uma constituição que diz que todos têm os mesmos direitos e deveres. Porém sabemos que essa verdade se limita ao discurso, pois o cidadão vive dentro de uma realidade onde seus direitos são limitados. Isso até que seria tolerável, mas os direitos sociais como saúde, educação, que todos deveriam ter direito não está acessível a um enorme número de cidadãos.

O engraçado é que para garantir á realidade de tal discurso, à constituição estabelece leis para que o trabalhador pague tributos, acreditando que vai usufruir desse direito, no entanto, o trabalhador poderia viver com mais qualidade de vida se tais impostos não existissem, ou seja, se toda essa infinidade de recursos fosse repassada diretamente ao trabalhador ele não necessitaria recorrer aos órgãos que deveriam garantir a execução de tais direitos, mas não garantem. Na verdade tudo é feito com a intenção de se obter um retorno que favoreça com mais valores (capital) quem já esta na elite de nossa sociedade, isto é, os trabalhadores precisam trabalhar muito para ganhar pouco, enquanto a elite pouco trabalha e ganha muito, e ainda o trabalhador, é induzido a acreditar que esta recebendo um salário justo pelo seu trabalho, que isso é muito melhor do que estar na condição de desempregado que vive lutando para conseguir um emprego para que possa viver com um pouco mais de dignidade.

Por se sentir lesado em seu direito, o cidadão (trabalhador) reage do mesmo modo, isto é, também não cumpre com seus deveres o que implica em uma série de confusões, e assim provoca a desestruturação de sua sociedade, isso porque alguns não acreditam mais que vão solucionar o que está provocando um desequilíbrio em suas vidas, ou seja, estão desiludidos, então entram em desespero e começam desarrumar o que deveriam arrumar.

Alguma providência terá que ser tomada, para proporcionar uma melhor distribuição de renda, que permita que todos possam dizer que estão satisfeitos com o que estão recebendo em troca do seu trabalho. Sei que vários conceitos não permitem que tal fato se realize, mas será que se esses conceitos não forem reestruturados o caos não será instalado, e o que existe para organizar a sociedade não vai acabar desorganizando a sociedade.

gilbertodetoledo
Enviado por gilbertodetoledo em 15/06/2008
Reeditado em 26/08/2011
Código do texto: T1035654
Classificação de conteúdo: seguro