OS FRIOS

Interessante como o ambiente inóspito em certas ocasiões nos dá um frio na barriga e quando nos damos conta estamos passando por uma situação desagradável e muitas vezes constrangedora. Essa eventualidade pode ocorrer quando deparamos com uma pessoa que há muito não víamos e quando temos sobre ela algum apreço, ou então, ao contrário, não queremos vê-la nem pintada. Assim, esse frio subjetivo está associado a uma causa até certo ponto peculiar à nossa vida cotidiana, pois ocorre de uma forma constante.

Assim, esse friozinho que está sempre presente já nos ensina que essa sensação não é das melhores, embora em alguns casos esse arrepio pode até ser glorioso, quando se tratar de um encontro amoroso ou então de uma aventura que nos traga satisfação.

O importante disso tudo é que o frio nada mais é do que uma sensação que chega até nós; seja através das emoções ou através da descendência climática. É verdade que qualquer um desses frios mexe com a gente, pois são situações de exceção, pois não é a qualquer momento que estamos sentindo essa transformação de nosso sentimento.

Assim, não há dúvida de que qualquer pessoa pode sentir frio, seja o frio na espinha, ocasionado por um sentimento qualquer, ou o frio no corpo – no sentido objetivo. A primeira sensação não traz nenhum mal à pessoa humana, aliás, é até necessária, pois ajuda no nosso metabolismo ocasionando as emoções e os sentimentos que nos impulsionam para o lado ativo de nossa vida como ser humano. A segunda sensação é que preocupa, pois temos frio. Nosso corpo precisa de certo equilíbrio relacionado com a temperatura constante que é intrínseca à nossa natureza humana.

Essa segunda hipótese é que nos leva à reflexão, porque vivemos num país tropical e a estação do inverno é uma realidade, mas também passageira, ou seja, vem-e- vai como um passe de mágica, a não ser que a pessoa viva no sul do País, eis que naquela região o frio é mais intenso e mais constante nesta época do ano.

O fato é que o frio está relacionado com um lado sazonal de nossa vida, pois teoricamente é exclusivo de uma única estação do ano – o inverno - mas, em razão das alterações climáticas que se tem sentido nos últimos tempos em face de diversos fatores que não vale a pena detalharmos, temos deparado com essa mudança climática de uma maneira menos esperada, que vem a qualquer momento, eis que a cada ano temos sentido que o frio avança no tempo e se prolonga além da estação própria.

No Brasil, onde temos uma maioria quase absoluta de pessoas carentes e que não possuem condução própria para se deslocar para o trabalho, as pessoas sofrem muito nesta época, pois não é nada agradável ter de levantar no raiar do dia e sair à rua, ficar à espera de um coletivo e depois ainda sofrer todas as agruras do trajeto.

O frio também traz um acréscimo indesejável de doenças nas crianças, pois o organismo ainda em construção biológica e em preparação do sistema imunológico acaba sendo afetado no seu sistema respiratório, resultando por lotar os centros médicos, principalmente quando se trata do frio seco, pois nesses casos fica muito baixo o percentual de umidade relativa do ar e ocasiona sérias lesões nas pessoas que tem tendência às alergias em geral.

Em razão de todas essas conseqüências e principalmente levando em consideração o estado de pobreza de nossa população é que nós – pessoas que temos mais oportunidades, por termos um bom emprego etc – devemos sempre estar atentos às campanhas do agasalho e sempre deixarmos de sobreaviso os vestuários que não estão servindo mais, para nos integrarmos a essas campanhas, sempre com aquela presteza necessária para dar um pouco de calor ao corpo de quem não tem condições de possuir um bom agasalho ou um bom cobertor.

Só o fato de estarmos aquecendo alguém e o protegendo do frio, estaremos também aquecendo nosso coração com gestos de humanidade, dando aos mais necessitados as oportunidades necessárias para se defenderem das intempéries do tempo.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 16/06/2008
Reeditado em 17/06/2008
Código do texto: T1037271