Para Casa

É muito difícil para o ser humano de um modo geral reconhecer onde é seu verdadeiro lar. Muitas vezes estamos tão absortos em nossos problemas, olhando nossos próprios umbigos, que esquecemos de apreciar nosso lugar. Às vezes temos o cantinho mais acolhedor do Universo e simplesmente o negligenciamos, o insultamos com nossas exigências descabidas e fúteis. É preciso perde-lo para que possamos lhe dar valor. Isso acontece comigo neste instante. Faz quase seis meses que saí de minha cidade para morar em outra e confesso que foi um abandono desastroso. Sinto tanta falta de tudo que chega a doer, sem exagero algum. N]ao quero em absoluto desmerecer o lugar, mas sinto falta do cheiro de vida de minha terra, das pessoas acolhedoras e sorridentes, das manhãs animadas e cheias de reclamações bem humoradas. Sinto falta do cheiro de mar, das árvores floridas, dos mercados, do padeiro passando duas vezes por dia em minha porta. Sinto falta das livrarias, dos cinemas, das lojas onde fiz tantas amizades, das idas aos Consulados da França e do Japão a fim de consultar as bibliotecas. Ah, como isso tudo me falta! Eu nunca reclamei de minha cidade, mas há muitos amigos que o fazem. Creio que precisariam viver nesta terra aqui, onde diversão e lan house são sinônimos, onde cinema é coisa de extraterrestre, onde só há uma linha de ônibus e não há internet de banda larga na cidade inteira. Aqui, os políticos monopolizam o crescimento da cidade com mãos de ferro e a religião é tão atrasada que as mulheres ainda deixam de se cuidar porque isso seria vaidade. Não vejo como fazer as unhas e tratar dos cabelos seja a vaidade a que elas se referem. Para mim isso é uma questão de limpeza e cuidados consigo mesma. Aqui, há padres que ainda não permitem que se cante ou toque qualquer música nos casamentos ou nas cerimônias. Parece que estou voltando no tempo. Hum...Infelizmente isso não influencia a minha idade. Brincadeiras à parte, sinto saudade da minha casa. Quando falo em "casa" refiro-me a lar. O lar não é simplesmente uma construção, um prédio onde colocamos nossos pertences e nos serve de abrigo. Um lar é onde aconchegamos nossos corações e almas. Um lar é um local onde nossos espíritos se sentem felizes e dispostos, onde podemos sentir o perfume de flores mesmo quando elas não estão por perto e sentir o prazer de viver, mesmo sem recursos ou riquezas. Assim era minha vida. Talvez eu não a recobre, mas, se isso acontecer, garanto que saberei valorizar cada instante e transformar minha "estadia" neste mundo muito mais feliz.

Rita Flôres
Enviado por Rita Flôres em 17/06/2008
Reeditado em 08/02/2017
Código do texto: T1037946
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.