Visita à portuguesa

de Edson Gonçalves Ferreira

para Miguel e Malubarni e Clã Fonseca e Rodrigues

Acabei de entrar em casa e, de cara, topei com o Peter Pan: _ Chegando tarde, Pardalzinho? _ Estou, por quê? _ Veio da casa da Fernanda, não foi? _Qual o problema? Neste momento, escutei um ruído de saias e, de repente, vi que a Emília estava no escritório e com o dedo em riste, perguntou: _ Você estava com os portugas? Virei a cara e fui trocar de roupa...

Ao entrar no quarto, vi que o Pequeno Príncipe estava deitado na minha cama. Assim que acendi a luz, ele perguntou: _Tinha churrrasco? Você está com um cheiro de carne assada! Aí, então, quase morri de raiva. E, como neto de português, disparei: _ Cambada, estou voltando da casa da Fernanda, fui-me encontrar com o Miguel e com a Malubarni que estão visitando Divinópolis. São pessoas finíssimas! Malu fez uma maionese e o Saulo preparava o churrasco...

A Emília que tinha vindo atrás de mim, retrucou: _ O pardalzinho está ficando internacional, gente? _ Vá plantar batatas, Emília! - respondi: _ Adorei conhecer o Miguel e a Malubarni. Parece que são meus amigos desde criança... Escutei, então, uma risada e vi que era do Peter Pan que disse: _ Claro, nenhum de vocês cresceu! Tanto a Fernanda, quanto a Malubarni, quanto o Miguel parecem crianças!

_E somos, diabinhos. Só que eu fui convidado para conhecer o Miguel e a Malu e, depois, tanto a Fernanda quanto os filhos delas são uns amores, receberam-me regiamente. _Xiiii -- disse a Emília -- ele está até falando difícil. _ Cala a boca, Emília! -- respondi. _ Se você não se comportar chamo a Rainha de Copas. _ Alguém falou o meu nome? Olhei na porta da cozinha e lá estava a Rainha de Copas que completou: _Amanhã, vai ter o sarau, se a Fernanda não me convidar, mando cortar a cabeça de vocês...

Rodei o cachecol no pescoço, virei e disparei: _ Olha, gente, o churrasco hoje foi excelente. Estou no maior astral. Conheci e reconheci a fineza do Miguel e da Malu e apreciei a casa da Fernanda e a hospitalidade dos filhos e da nora dela e, ainda, a gracinha do netinho dela. Agora, vou dormir e vocês, tiau, podem ir embora. Não estou com paciência para tolerar nem você, Peter Pan. Com raiva, saindo a Rainha de Copas gritou: _Ainda corto a sua cabeça, pardal, ah, se corto! E a Emília, empinando o nariz, arrematou: _ Esse povo do Recanto é metido demais!

Registro da chegada do casal Miguel e Malubarni em 17.06.08 em Divinópolis.

edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 17/06/2008
Reeditado em 17/06/2008
Código do texto: T1039269
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.