"Resumos"

"Resumos"

• O “oito deitado”, que significa infinito. Seu criador, John Wallis, solucionou a difusão deste conceito para todo o sempre, de modo insofismável.

• René Descartes tirou da cartola o x2, livrando-nos do "xxx". O pequeno 2 saiu da matemática e ingressou no coloquial, quando por exemplo se descreve: fulano é um chato ao quadrado. (Com o tempo fulano se tornou um chato ao cubo).

• “Perdi minha vida por delicadeza”. Rimbaud. (eis uma frase que resume muita coisa).

• “É necessário uma aldeia inteira para se educar uma criança” . (Provérbio africano).

• “A fonte principal de nossos sofrimentos são as nossas ilusões. Não somos assombrados pela realidade, mas pelas imagens que colocamos no lugar da realidade.”

Daniel J. Boorstin

• Constantemente atacados por um malfeitor, decidem pedir ajuda a um “justiceiro” para que os defenda. São humildes, mas estão dispostos a pagar. Eles não tem muito além de um saco de moedas. E dizem ao justiceiro: é tudo o que temos, ao que ele comenta: já me ofereceram muito, mas nunca me ofereceram tudo.

(Encerramos "Resumos" com esta parábola, extraída dos “7 Samurais”).

Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 18/06/2008
Reeditado em 13/10/2013
Código do texto: T1039711
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.