Coitada da Amélia!

Você lembram daquela musiquinha que diz que Amélia que era mulher de verdade? Pois é. Coitada dela! Onde já se viu achar bonito não ter o que comer? Não gosto dessa música, digam o que disserem. Se bem que Amélia "picou a mula", pelo que eu entendo. Mas isso não vem ao caso. Hoje tanto se fala em preconceito, racismo, homofobia, iada, iada, iada. Implicaram com a "loira burra" e esqueceram de outras coisas que também ferem e ofendem.

Ainda é muito natural a depreciação da mulher publicamente, como se isso também não fosse uma espécie de preconceito. Uma mulher "tem" que jogar conforme as regras impostas pela sociedade? Para todos é muito natural que a mulher faça os trabalhos domésticos, eu mesma passo por isto todos os dias. Tudo bem, todo os que moram sós precisam encaram uma faxina, cozinhar, "se virar". Mas, e nós, mulheres que, além de trabalharmos fora, quando chegamos em casa ainda temos que encarar uma vassoura, um fogão e cia? Amélia que me perdoe, mas eu não acho bonita a miséria, a submissão ou qualquer equivalente. Ou será que era o dito cujo que achava que a pobre Amélia pensava assim? Sim, porque a grande maioria dos homens acredita que pode "pensar" pelas mulheres, alienando sem dó suas capacidades de pensar e decidir o que é melhor. Grande erro! Se as devidas oportunidades forem dadas, as mulheres serão capazes de tudo. Essas sim, são mulheres de verdade, as lutadoras e não as que se deixam relegar à condição de "bicho de estimação" de um macho que, na maioria das vezes, são mais do que irracionais.

Eu não sinto nem um pingo de saudade da Amélia e acho que nem ela sente saudade de si mesma, de quando era uma "serva" de uma pobre criatura que sequer entendia seus motivos de segui-lo. Sim, muitas vezes somos tolas o suficiente para sermos companheiras de perdedores. Não estou dizendo que o homem da música o era, nem que os homens sofridos de nosso povo são todos assim por passarem fome. Não poderia afirmar esse absurdo, vivendo no país em que vivo e tendo os líderes que tenho no Governo, muito embora pare para pensar que tais líderes lá estão porque nós ali os colocamos (mas isso é conversa para outra hora). Não desejo desmerecer nossos homens. Falo da grande leva de pessoas que se acomodam, estagnadas em sua mesmice, preguiça e covardia. Tudo isso é contagioso e cansa. Talvez esse seja o motivo de Amélia ter "ralado o peito", não sei dizer. Mas, sendo esse o motivo ou não, ela se cansou. Qualquer ser humano cansa de lutar sem resultado. Cansa de perder uma batalha atrás da outra. E essa conversa de "eu sou brasileiro e não desisto nunca" é "papo pra boi dormir". E o boi já está "roncando" faz tempo.

Rita Flôres
Enviado por Rita Flôres em 20/06/2008
Reeditado em 20/11/2014
Código do texto: T1042772
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.