RELIGIÃO- MENOS ´´ ALHOS E BUGALHOS´´

Religião...

MENOS ´´ ALHOS E BUGALHOS´´

Há uma centena de religiões que nasceram antes do período

judaico-cristão aparecer no mundo terrestre; estas crenças existiam com noções reencarnatórias ou não, cultos aos deuses; atribuições de poderes a representantes da Natureza,animais, plantas...

Estuda-se que a primeira religião monoteísta foi o Judaísmo...

----------------------------------------------

Mas há pesquisas em que encontramos o Zoroatrismo como primeira manifestação monoteísta...

´´O zoroastrismo, também chamado de masdeísmo, matismo ou parsismo, é uma religião monoteísta fundada na antiga Pérsia pelo profeta Zaratustra, a quem os gregos chamavam de Zoroastro. É considerada como a primeira manifestação de um monoteísmo ético. De acordo com os historiadores da religião, algumas das suas concepções religiosas, como a crença no paraíso, na ressurreição, no juízo final e na vinda de um messias, viriam a influenciar o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.

Tem seus fundamentos fixados no Avesta e admite a existência de duas divindades (dualismo), representando o Bem (Aúra-Masda) e o Mal (Arimã), de cuja luta venceria o Bem...Zaratustra viveu na Ásia Central, num território que compreendia o que é hoje a parte oriental do Irã e a região ocidental do Afeganistão. Não existe um consenso em torno do período em que viveu; os académicos têm situado a sua vida entre 1750 e 1000 a.C.. Sobre a sua vida existem poucos dados precisos, sendo as lacunas preenchidas por lendas.´´

-------------------------------------

´´Portal do Judaísmo

Judaísmo (em hebraico יהדות, transl. Yahadút) é o nome dado à religião do povo judeu, a mais antiga das três principais religiões monoteístas (as outras duas são o cristianismo e o islamismo).

Surgido da religião mosaica, o judaísmo, apesar de suas ramificações, defende um conjunto de doutrinas que o distingue de outras religiões: a crença monoteísta em YHWH (às vezes chamado Adonai ("Meu Senhor"), ou ainda HaShem ("O Nome") - ver Nomes de Deus no Judaísmo) como criador e Deus e a eleição de Israel como povo escolhido para receber a revelação da Torá que seriam os mandamentos deste Deus. Dentro da visão judaica do mundo, Deus é um criador ativo no universo e que influencia a sociedade humana, na qual o judeu é aquele que pertence à uma linhagem com um pacto eterno com este Deus.Há diversas tradições e doutrinas dentro do judaísmo, criadas e desenvolvidas conforme o tempo e os eventos históricos sobre a comunidade judaica, os quais são seguidos em maior ou em menor grau pelas diversas ramificações judaicas conforme sua interpretação do judaísmo. Entre as mais conhecidas encontra-se o uso de objetos religiosos como o quipá, costumes alimentares e culturais como cashrut, brit milá e peiot ou o uso do hebraico como língua litúrgica.

Ao contrário do que possa parecer, um judeu não precisa seguir necessariamente o judaísmo ainda que o judaísmo só possa ser necessariamente praticado por judeus. Hoje o judaísmo é praticado por cerca de quinze milhões de pessoas em todo o mundo (2006). Da mesma forma, o judaísmo não é uma religião de conversão, efetivamente respeita a pluralidade religiosa ,desde que a tal não venha a ferir os mandamentos do judaísmo. Alguns ramos do judaísmo defendem que no período messiânico todos os povos reconhecerão YHWH como único Deus e submeter-se-ão à Torá.´´

http://pt.wikipedia.org/wiki/Juda%C3%ADsmo

------------------------------------------------------

... Jesus nasceu judeu,e à partir do seu aparecimento no mundo deu-se início ao Cristianismo;o mesmo dividiu-se pelos cantos do planeta com as vertentes orientais, ocidentais,católicos apostólicos romanos,carismáticos,gnósticos...

´´O QUE É GNOSE

Autor: Karl Bunn

Gnose, literalmente, quer dizer "conhecimento". Mas, se até os eruditos e as pessoas cultas desconhecem (ou conhecem de forma equivocada) o que é Gnose, logo, o grande desafio que se apresenta aqui é aprender a distinguir o simples conhecimento acadêmico, a simples erudição e a simples cultura intelectual de "conhecimento revelado" ou "conhecimento divino".´´

Alguns estudiosos caracterizam esta religião como ´´ cristianismo puro´´; relatado ao mundo moderno através dos Evangelhos Apócrifos...

´´ Os Livros apócrifos (Apokruphoi, secreto) são os livros escritos por comunidades cristãs e pré-cristãs´´...

Esta crença está intimamente ligada ao crescimento interno para propagação do amor verdadeiro à partir da maturidade da alma...

-------------------------------------------------------------------

As vertentes cristãs evangélicas surgiram com a Reforma (além da escolaridade histórica que nos elucida quanto este movimento, há um filme sobre a vida de Lutero bastante interessante).

´´Igreja Evangélica, segundo o aspecto histórico, é aquela que adota a prática religiosa da Reforma Protestante, notadamente os chamados Solas da Reforma: Sola Scriptura (somente a Bíblia), Sola Gratia et Fide (somente a graça mediante a fé) e Solus Christus (somente Cristo), os quais tem a Bíblia como único livro inspirado divinamente; e segundo o conceito analítico, chamam-se evangélicas as igrejas que se originaram diretamente na Reforma ou se desdobraram dessas e não romperam com os ensinos fundamentais protestantes quanto à salvação da alma, reconhecendo, por essa razão, legitimidade desses ensinos.Evangélico é a designação do fiel de Igreja Evangélica. O termo também pode significar aquilo que é concernente ao evangelho´´.

--------------------------------------------------------

A crença mulçumana ...inicialmente politeísta...

´´O nascimento do Islã

http://olevante.blogspot.com/2006/08/o-nascimento-do-isl.html

Por Brenno Sarques

A compreensão da atualidade passa pelo conhecimento do passado. Os conflitos religiosos, políticos e culturais presentes, hoje, no Oriente Médio são a prova clara de que “ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”. Assim, saber os fundamentos da religião muçulmana e da cultura islâmica significa entender parte dos motivos de guerras históricas, ódio e adoração.

Assim como Cristo é considerado o escolhido de Deus pelos cristãos, Maomé é a figura homônima para os muçulmanos. Mas, quem foi Maomé? O que sabemos sobre o fundador de uma da religião que mais cresce no mundo?

O profeta

Maomé nasceu no ano 570 d.C. em Meca, e viveu até 632 d.C. Meca é uma cidade da atual Arábia Saudita. Com a perda do pai, antes de seu nascimento, um membro do clã Hashim da poderosa tribo Quraysh, e da mãe, Amina, quando ele tinha apenas 06 anos, Maomé foi morar com o seu avô, o guardião da Ka'aba, templo nacional do povo árabe. Dois anos mais tarde, com a morte de seu avô, Maomé, aos 8 anos de idade, foi morar com seu tio, Abu Talib, que negociava junto às grandes rotas de comércio em camelos´´...

...´´Maomé, para os muçulmanos, foi o escolhido para receber os ensinamentos de Deus, por meio do arcanjo Gabriel. Os ensinamentos divinos atingem não somente a fé, mas também os costumes e as leis de seus seguidores. Por isso, grande parte dos países de religião predominantemente islâmica tem um vínculo visceral entre religião e governo, onde líderes islâmicos têm, muitas vezes, mais influência do que representantes políticos. Todavia, não foi fácil convencer as tribos da região de que Deus havia escolhido tal homem para ser seu porta-voz. Maomé teve que enfrentar os líderes politeístas de Meca, onde cada tribo tinha o seu próprio deus, ao qual se rendia culto num santuário comum, a Ka'aba (onde seu avô era guardião). Lá encontravam-se 360 ídolos. O mais importante era a "pedra negra" um tipo de meteorito adorado pelas tribos. Além disto haviam mais de 124.000 profetas conhecidos na época. Convencer a todos de que uma nova doutrina religiosa e monoteísta deveria ser seguida era algo realmente homérico.´´...

-----------------------------------------------------

Na França,´´1858 - Data de fundação da Sociedade Espírita de Paris, tendo como fundadores Allan Kardec e outros colaboradores.´´

Allan Kardec foi um psedônimo usado pelo famoso pedagogo Hippolyte Léon Denizard Rivail;discipulo do suiço Pestalozzi (ele escreveu inúmeras obras educacionais que poderiam ser confundidas com suas novas obras acerca da doutrina ;através de seus estudos científicos, religiosos e filosóficos;daí sua opção pelo pseudônimo) seu embasamento familiar era cristão protestante;mas através da codificação de mensagens inteligentes acerca de fenômenos mediúnicos, exerceu a função de codificador e compilador de novos conceitos cristãos à partir do lançamento do Livro dos Espíritos, em 1857.

Nasceu o Espiritismo acoplado às mensagens vitais do Cristo;manifestações mediúnicas inteligentes e crença reencarnacionista humana; ou seja, segundo a doutrina espiríta a reencarnação é evolutiva e cada qual evolui na própria espécie(maiores informações podem ser encontradas nos livros de Alan kardec;O Livro dos Espíritos; e o Evangelho Segundo o Espiritismo...)

--------------------------------------------------

´´Esoterismo é o nome genérico que designa um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões que buscam desvendar seu sentido oculto. O esoterismo é o termo para as doutrinas cujos princípios e conhecimentos não podem ou não devem ser "vulgarizados", sendo comunicados a um restrito número de discípulos escolhidos.

Segundo Blavatsky, criadora da moderna Teosofia, o termo "esotérico" refere-se ao que está "dentro", em oposição ao que está "fora" e que é designado como "exotérico". Designa o significado verdadeiro da doutrina, sua essência, em oposição ao exotérico que é a "vestimenta" da doutrina, sua "decoração". Também segundo Blavatsky, todas as religiões e filosofias concordam em sua essência, diferindo apenas na "vestimenta", pois todas foram inspiradas no que ela chamou de "Religião-Verdade".

Um sentido popular do termo é de afirmação ou conhecimento enigmático e impenetrável. Hoje em dia o termo é mais ligado ao misticismo, ou seja, à busca de supostas verdades e leis últimas que regem todo o universo, porém ligando ao mesmo tempo o natural com o sobrenatural.Muitas doutrinas espiritualistas são também chamadas esotéricas.´´LIVROS ´´ PAPO CABEÇA´´ SOBRE SINTONIA...PROFECIA CELESTINA,O SEGREDO DE SHAMBALLA.

LIVRO SOBRE A VIDA DE JESUS COM OS ESSÊNIOS...´´ O CAMINHO DOS ESSÊNIOS´´...

----------------------------------------------

Há infinitas formas de religiosidades que crêem e cultuam as comunicações com os espíritos, dentre elas as oriundas do continente africano; que com o tempo procurou no Kardecismo embasamento literário e doutrinário sobre o Cristianismo.

Com a miscigenação religiosa das vertentes espíritas, mediúnicas africanas e católicas, surgiu a Umbanda e suas manifestações;há músicas, orações e cultos em lugares ligados à Natureza, onde os adeptos procuram orientação religiosa através de estudos e comunicação mediúnica...(Para compreensão maior há obras do Professor Rubens Saraceni)...

---------------------------------------------------------------

Já perceberam como existe gente de crença diferente a nosso redor? Todos estão errados, todos estão cegos?

Todos vivem de acordo com a criação,educação e visão pessoal de Universo...Todos estão corretos em suas verdades!

Mas somos obrigados a conviver com tanta disparidade!

Muitos são os que caçoam, desrespeitam,guerreiam,zombam, acerca da religiosidade alheia!

Um mundo sem paz; e este Deus? O que ´´ diz´´?...

Vive num Universo observatório...

Oxalá possamos estudar mais e mais sobre as formas de pensamento humano e descobrirmos que TALVEZ

Deus,

na verdade ,

SEJA silêncio ,prece e rogativa ; para que os homens unam-se tão somente em HUMANIDADE.

Amém.=========

Em tempo- Este texto foi embasado em cópias de pesquisas , oriundas nas Bibliotecas da Rede Internet;trata-se de uma crônica...Procurei colocar as pesquisas de forma a esclarecer ou aguçar leituras que promovam questionamentos íntimos acerca do ecumenismo;de pontos em comum entre as tantas formas de religiosidade; a todos meu respeito e aprêço;Nilma.

-----------------------------------------------------------------

Obrigada pela leitura; convido-o a ler ´´ Sem rótulos´´...Contos, frases,discurso...Até breve! 23/06/2008.