ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE

Certa vez, um motorista embriagado trafegava em alta velocidade, quando um policial interrompeu sua corrida desenfreada e, perguntou: “Aonde você vai com tanta pressa?”. Resposta: “Aonde, eu não sei; mas, se todo mundo, que encontro, já está voltando, tenho que me apressar, porque a festa deve está perto do fim!”.

Esta simples história bem humorada pode conter uma grande verdade que traduz de forma exata a época onde estamos – a sociedade que costumo chamar de pós–superficial.

Todos apressados, sem saber aonde vão, mas, com a sensação de que a “festa” vai “acabar”.

Há algumas décadas o saudoso Glauber Rocha produziu o seu “Assim Caminha a Humanidade”.

O título do filme é um excelente “rótulo” para definir o momento atual. Talvez o referido cineasta não tivesse a intenção de retratar o momento atual; entretanto, analisando o presente, é necessário reconhecer que o título do filme pode ser utilizado no presente com em algum dos inúmeros cenários - BRASIL AFORA.

Estamos em meados de 2008, um tempo de muito estresse, superficialidade, ansiedade e inúmeros problemas, entre os quais, rebelião aberta e desobediência civil - a sonegação fiscal, a apropriação indébita, CPIs e pizzas, estão presentes para confirmar nossa linha de pensamento.

Se que em quase tudo é possível perceber um pouco de estresse, iremos concluir essa crônica, salientando um dos episódios cotidianos na vida do SENHOR JESUS:

“Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa.

Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.

Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.

Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.

Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada” (Lucas 10:38–42).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 23/06/2008
Reeditado em 29/11/2008
Código do texto: T1047499
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.