"Parece, Mas Não É..." =Crônica sobre enganos, mentiras e uma verdade=

Há algumas décadas atrás minha mãe, ao lado de meu pai no carro, viu um homem muito alto, muito forte, moreno escuro, de aspecto imponente, parado próximo à portaria de um hotel de luxo no centro de São Paulo. Vestido de branco da cabeça aos pés e tendo à cabeça um suntuoso turbante também branco, minha mãe não teve dúvidas:

- Olha, José! Aquele homem só pode ser um sheik árabe...Imagine, um sheik em São Paulo, em pleno centro. Pelo jeitão dele deve estar esperando alguma limousine...

Um minuto depois um táxi parou à frente do homem, ele disse alguma coisa ao motorista e o porta-malas foi aberto.

Aberto o porta-malas o imponente sujeito correu até a calçada, pegou sua banca de vender tapioca, colocou lá dentro e embarcou.

Até hoje a gente pergunta à minha mãe, de vez em quando:

- E aí, mãe? Tem visto o sheik da tapioca?

====================

Uma certa senhora, vizinha nossa na Vila Mariana, onde passei minha infância quase toda, tinha uma muito justificada fama de mentirosa e exagerada. Atendida nos postos de saúde públicos, voltava contando que fora atendida, durante horas, por um especialista caríssimo. Nada referente a ela era simples, prático, ou mesmo barato. Era como uma duquesa de alta estirpe que estivesse passando apenas uma fase crítica e passageira, e apenas por isso morava em um apartamento no Conjunto dos Bancários, dando a honra de sua vizinhança.

Ao conseguir uma vaga na escola para a filha, que no dia seguinte fiquei sabendo que era minha colega de classe na escola pública, ela foi à nossa casa contar, de “boca cheia”:

- Gente, consegui uma vaga para minha filha no melhor colégio de São Paulo. Caríssimo, mas fabuloso! Fabuloso!!

- Que colégio é esse, vizinha.

- É o “Coooorcunda de Notre Dame”.

Daquela vez não agüentamos segurar as risadas. Além de o corcunda ter sido espichado para maior impacto, a filha dela devia ser a única aluna da tal instituição. A instituição verdadeira tem o nome de “Notre Dame”. O “cooorcunda” foi por conta da faroleira.

==========================

O filho de um amigo de infância de meu pai sofria da mesma doença que a acima citada vizinha. Mentia quase tanto quanto respirava.

Um dia chegou à nossa casa dirigindo um belíssimo conversível vermelho e convidou-nos a dar uma volta com ele. Conhecendo a fama do camarada, preferimos apreciar o veículo apenas do lado de fora enquanto ele falava:

- Eu não disse que chegava lá? Acabei de pagar a maior grana por esse carango, meus amigos. Agora a mulherada vai cair matando. Já tenho uma meia dúzia na fila. E isso só pra hoje à noite e...

Não chegou à completar a frase. Nesse exato momento chegou um ciclista esbaforido, nervoso, que pulou da bicicleta e partiu pra cima dele:

- Seu cretino, seu merda, seu filho da...Eu te emprestei o carro pra dar uma volta no quarteirão, seu desgraçado!! Quase me mata de susto, sumido mais de duas horas com meu carro. Me dê a chave logo, imbecil, antes que te dê umas porradas. E leva minha bicicleta pra casa, viu? Vê se não some com ela também.

Durante muito tempo mexemos com ele. Um de nós dizia a ele:

- João Armando, você está perdendo os cabelos...

E outro respondia:

- E de tanto arriar a capota do conversível...

A gente falava e corria. Ele era mais velho e mais forte que a gente.

=======================

Mas mentiroso pra valer era o Milton. Imbatível na imaginação e nos detalhes dos casos que contava com a cara mais séria e o ar mais sincero do mundo.

Um dia, em alto mar, ao lançar a linhada para pescar, uma gaivota engoliu a isca em pleno ar e ele a capturou sem querer. Estava sendo criada no sítio de seu tio.

O tio que tinha um sítio possuía também uma caminhonete ano 1927. Um veículo que desenvolvia boa velocidade nas descidas mas que não enfrentava nem retas, quanto mais subidas. Pois foi dessa caminhonete, que no momento do caso desenvolvia mais de cento e vinte quilômetros por hora, que o Milton foi lançado fora, rodopiou diversas vezes no ar e, por incrível que pareça, foi aterrissar em alguns colchões que uns ciganos haviam deixado à beira da estrada. O impacto macio não lhe causou qualquer ferimento. O que ele não soube explicar era como sabia que os colchões haviam pertencido a ciganos. Seria o cheiro deles ou haveria alguma etiqueta?

===========================

Em compensação, um colega de banco de meu pai dizia sempre que era de família muito rica e que aceitara ser contínuo do BB apenas por ter se desentendido com o pai e queria mostrar à família que podia viver sem ela.

Sua fama de contador de prosa durou muito tempo. Até o dia em que ele ficou seriamente doente e o gerente da agência pediu a meu pai que fosse até o Rio de Janeiro conversar com a família do filho rebelde.

Meu pai foi e voltou impressionado. O rapaz não era apenas de família rica. Era de família riquíssima e tradicionalíssima do Rio.

Aproveito o ensejo pra contar um caso também referente a esse contínuo: o gerente da agência, muito metido a besta, deu a ele uma lista de tarefas para cumprir em sua casa. Ele teria que ir à casa do gerente em um final de semana pra encerá-la, lavar tudo, colocar tudo em ordem, arrumar os armários, consertar o que estivesse estragado, dar comida ao cão, estender a roupa depois de lavada, e mais um montão de coisas.

Ele foi, fez tudo direitinho e, após elogiado por sua eficiência, apresentou uma conta enorme ao gerente folgado. Conta tão grande que o gerente quase caiu de costas.

- E é bom o senhor pagar logo, meu caro gerente. Caso não me pague, pode ter certeza de que a Direção Geral do banco ficará a par do assunto imediatamente. Eu sou funcionário do Banco do Brasil e não seu empregadinho particular.

O gerente, bufando, pagou depressinha.

Fernando Brandi
Enviado por Fernando Brandi em 23/06/2008
Reeditado em 23/06/2008
Código do texto: T1047619
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.