DUPLA PERSONALIDADE

Trata-se de um caso raro de dupla personalidade.

Ela foi gerada no útero materno, durante o período em que o protagonista se preparava para nascer.

Quando planejou vir ao mundo físico, escolheu o nome de Amílcar, herdado de seu bisavô, que remetia a uma de suas reencarnações em Cartago.

Naquela sua vinda ao mundo, lutou contra os romanos, como soldado do grande exército cartaginês que, sob o comando de Aníbal -filho do rei Amilcar- ultrapassou, com os seus elefantes, os Alpes italianos, surpreendendo e vencendo as hostes de César. Sempre admirou o pai do grande conquistador, também um general de renome.

Ainda no útero, ouviu dizer que lhe dariam o nome de Bernardo e revoltou-se tremendamente ( ele já se considerava Amilcar ), chutando a barriga da mãe, no intuito de chamar-lhe a atenção.

A irritação que o acometia aumentou, quando ouviu seu pai dizer que estava comprando roupas e sapatos azuis, mesclados com a cor preta e novamente chutou a barriga da mãe, mais forte ainda.

Foi tudo em vão. Ao nascer, ainda teve a agradável surpresa de ver-se vestindo um macaquinho vermelho, durante uma foto ao lado do avô. Logo sobreveio a decepção, ao saber que o haviam mesmo registrado com o nome de Bernardo.

A sua saída foi assumir, mesmo que inconscientemente, uma personalidade diferente daquela que a conjuntura da vida lhe reservou.

Em determinados momentos, transforma-se em Amílcar, revestindo-se da personalidade que havia planejado. As evidências surgiram aos poucos,tanto que suas atitudes, nas diversas ocasiões, chamavam a atenção de todos, menos dos pais(tem pai que é cego). Para eles, as atitudes refletiam apenas uma atividade bipolar.

Entretanto, os psicólogos encontraram um vasto campo de estudos, que lhes renderam prêmios nacionais e internacionais. Vários cientistas vieram do exterior para acompanhar a evolução do insólito caso, mas nenhuma tese apresentou resultados convincentes.

O problema maior enfrentado pelos estudiosos foi explicar como alguém pode mudar, de forma rápida e radical, a forma de agir e de relacionar-se com o mundo.

Amílcar é voluntarioso, franco, decidido. Bernardo é vacilante, tímido e reservado.

Amílcar gosta de cores fortes, preferindo o vermelho e o verde-oliva. Bernardo aprecia mais as cores leves, como o azul, o rosa e mais recentemente tem adotado o pastel em suas criações.

Quando adolescentes, Amílcar pouco estudava, retendo o conhecimento

durante as explicações dos professsores. Bernardo deixava para aprender em casa, dedicando-se ao estudo até altas horas da noite. Durante as aulas,adquiria a personalidade de Amílcar mas voltava a ser Bernardo por ocasião das provas escritas.

Os colegas surpreendiam-se com a calma que Amílcar tinha nos dias das verificações escritas, contrastando com aqueles em que elas eram orais, nas quais dava um verdadeiro "show".

Amílcar é descuidado, dificilmente escova os dentes, nunca toma banho. Bernardo passa horas no banheiro, mas nunca defeca, deixando essa tarefa, que ele chama de suja, para Amílcar.

Em um referido dia, quando estava assistindo a um desfile de modas, para o qual foi convidado para ser um dos jurados, Bernardo sentiu uma tremenda dor de barriga. Não conseguindo conter a sua vontade de ir ao banheiro, sua saida foi correr até um bar da periferia, assiduamente freqüentado por Amílcar, mas só conseguiu o seu intento após assumir a outra personalidade. Infelizmente, para ele, não pôde voltar ao desfile, porque Amilcar não quis mais sair do bar, pois a animação estava no auge.

Amílcar formou-se em engenharia e Bernardo tornou-se um arquiteto de renome, especializando-se em decoração de ambientes.

Amílcar acha que o capitalismo é a unica solução para a humanidade progredir. Acredita na livre iniciativa. Bernardo aprecia o socialismo, pertencendo a uma ONG ligada a uma comunidade eclesial de base da qual faz parte. Paradoxalmente, o grupo ao qual pertence, mesmo sendo católico, tem uma posição favorável ao aborto.

Bernardo aspira manter uma barbicha mas Amílcar nunca concordou com isso. Bernardo nunca fez a barba. Além da aludida vontade de deixar crescer a tal barbicha, tão ao gosto dos fidelistas, acha que a lâmina machuca o seu rosto, aumentando a necessidade de usar cremes. Amílcar aborrece-se com as penugens que encontra em seu rosto e raspa a barba diariamente.

Amílcar não perde um jogo do Internacional. Pertence a uma torcida organizada e briga com os adversários, em todas as ocasiões. Bernardo não gosta de futebol. Aprecia tênis e handebol. Contrariado, acompanha o pai em jogos no Olímpico para não magoá-lo mas detesta aquele lugar. Acha-o parecido com um chiqueiro (concordo plenamente com ele).

Amílcar possui excelente gosto musical. Aprecia os tenores e gosta de ouvir música orquestrada. Bernardo adora a bossa-nova mas também de alguns clássicos, principalmente a suíte quebra-nozes do Lago dos Cisnes.

Amílcar aprecia comidas fortes, condimentadas, com muitos carboidratos. Seu prato predileto é uma picanha mal passada, acompanhada com um vinho tinto seco. Bernardo é vegetariano, preferindo saladas leves, sem sal, repletas de legumes. Toma café descafeinado sem açúcar. Para beber, água mineral sem gás. Em dias muito especiais, bebe um espumante francês.

Por ironia do destino, mesmo sendo uma única pessoa, são de signos diferentes. O menino veio ao mundo à meia-noite do dia 20 de outubro, portanto Bernardo é do signo de Libra. Sua primeira percepção da outra personalidade, no momento da foto com o avô, no entanto, foi no dia 21. Amílcar é do signo de Escorpião.

junho/2008

Esse texto é uma brincadeira sobre a escolha do nome do primeiro neto de um grande amigo, sendo aqui colocado com a intenção de descontrair e divertir.

Cristin
Enviado por Cristin em 24/06/2008
Reeditado em 05/02/2016
Código do texto: T1048806
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.