A química do dia-a-dia


Muitas vezes me surpreendo refletindo na saúde que tinham os nossos antepassados. Uma saúde de ferro,como diziam. Cumprimentavam-se ao se encontrarem, perguntavam por um outro alguém e ouvia a resposta:  - Está bem! Forte que nem um touro!

Ouví muito estas palavras que aguçavam a minha curiosidade infantil. Saúde de ferro, que seria? Forte que nem um touro?? Crescendo eu fui compreendendo o significado de tais expressões. 

Ao lado de toda esta benesse em termos de saúde eu não via a minha avó ir ao médico que me lembre, apenas uma cirurgia de cálculo biliar quando ela já estava em idade um pouco avançada. Nunca vi nem notei situações de exames preventivos, mamografia, ultrasons, RX etc. Era sempre muito quietinha, fazendo as suas colchas de retalho , ajudando nas tarefas mais leves de casa e orando por todos . Orava, orava muito,vivia com o seu terço em mãos. Faleceu aos noventa e cinco anos. 

Hoje em dia fazemos tantos exames preventivos, vamos tantas vezes ao médico e vivemos cheios de mazelas. 

Concluí que só pode ser por conta do arsenal de química que lançamos sobre o nosso organismo no dia-a-dia. A pele é o maior e mais poderoso órgão do ser humano, funcionando como uma barreira protetora contra a entrada de microorganismos patogênicos. Sobre a mesma nós passamos  o sabonete, creme hidratante, desodorante, perfume, shampoo, condicionador, óleos diversos, protetor solar, cera depilatória.  

Vale aqui lembrar  que são parcialmente absorvidos por este órgão. Ou será que não sabiam disto? Lembrem-se que existem medicamentos via cutânea (pele) que são passados sobre esta e são por ela absorvidos. 

Sem falar na potente química dos famosos produtos de limpeza que entram em contato direto com as mãos. A maioria, não usa luvas de procedimentos. São tantas marcas de detergente, sabão para pia, para roupa, sabão em pó, amaciante,óleo para móveis, desinfetante...xiiiii!!!! Valha-me Deus!! Cruzes!!

Poderão  dizer: ah! mas é necessário! Sim, nós precisamos nos higienizar todos os dias , as nossas casas e utensílios diversos
Mas será que precisamos de uma variedade infinita de marcas de produtos cada uma com a sua química própria, muitas vezes interagindo com a do outro ?

Depois que nós realizamos a famosa "toilete" matinal usando é claro o mais moderno creme dental que nos adverte dos doze problemas bucais, partimos para a refeição que, via de regra contém vários tipos de embutidos quais salame, mortadela, presunto, além de queijos diversos, margarinas sebosas,leite enlatado ou em caixinhas que fazem um perfil mais moderno e sofisticado e mais caro também, requeijões cremosos etc etc.

Não se vê mais ou se vê muito pouco pessoas com hábitos mais simples, utilizando-se de produtos mais suaves e em menor quantidade e ingerindo alimentos mais naturais como um bom aipim cozido com um delicioso café com leite, batata doce, cuscuz de milho, de inhame,de tapioca, bolo de puba,um bom ovo de quintal,uma boa costela de carneiro de ensopado,verduras, frutas. 

Ah! me esquecí!  Em se tratando de frutas e verduras estamos sempre preocupados com o alto nível de agrotóxicos que alguns agricultores irresponsáveis borrifam as plantações.

Vivemos pois assustados, num mundo onde o imperativo maior é o capitalismo  e eu diria que o capitalismo químico é pior de todos. Porque se o culto ao capitalismo já nos é maléfico quando isto se refere à moda, ao exagero ante as trocas quase imediatas de carros, roupas, bolsas,sapatos, carteiras, cintos, lenços,malas etc, muito pior o é em se tratando de produtos que entram em contato direto com o nosso organismo, na maioria das vezes modificando e alterando a sua própria química. 

Vale a pena repensar que tipo de vida estamos levando e nos empenharmos em exaltar e cultuar a química que verdadeiramente é simples, de fácil acesso e faz bem ao corpo e ao espírito, a química do amor!



Bjs soninha
Imagem:http://www.ca.ufsc.br/qmc/qmc.htm