Guerra no morro da providência

Hoje o vi no jornal o dia a seguinte matéria: Rio - Bastou os 60 homens do Exército saírem do Morro da Providência na tarde de terça-feira para os ‘soldados’ do tráfico voltarem a dominar a favela. Ontem de manhã, traficantes armados com fuzis foram vistos nas imediações da prefeitura, perto da Rua Barão da Gamboa e próximo ao canteiro de obras do Cimento Social, onde muros e paredes de casas amanheceram pichados com inscrições alusivas à facção criminosa Comando Vermelho, que controla a comunidade.

Todos os que conhecem o moro da providência sabiam que era só o exército sair que os bandidos do tráfico iriam entrar. Todo aquelas manifestações em rede pública por moradores, evidentemente, é claro, que foram mandadas por traficantes, conheço algumas pessoas daquela comunidade, e já vi em um tiroteio bandidos mandarem as mães levarem seus filhos para escola, para servirem de escudo e evitar a ação da polícia. Acredito que o pessoal do exército que participou daquele crime têm que pagar, mas o fato é que o exército é formado de homens de boa índole, e aqueles que cometeram os crimes são a minoria, o erro de meia dúzia de homens não justifica condenar toda uma corporação.

Há muito tempo não participamos de uma guerra, graças a Deus, falo de guerra com outro país, mas tenho convicção que o que está acontecendo no RJ é uma guerra, diferente é claro, pois acontece em meio a uma população que não tem escolha de que lado ficar. É fato que precisamos do exército mais perto da população, muitos dizem que não é função da força armada, e que pagamos impostos para manter uma polícia no Estado. É uma pena que quem fala isso não more em uma favela como eu, precisamos sim, precisamos de uma força armada mais próxima de nós, pois vivemos numa guerra.

Da janela do meu quarto vejo agora um homem passando com um fuzil na mão, ele monta em uma moto e sobe o morro, vivemos em guerra.