Brasil e que Brasil

Tirei um tempo para meditar numa grande viagem eu e minha caneta nessas entrelinhas vou dar uma garimpada no paraíso tropical e gigante, vou aqui narrar a bela metrópole paulistana com seus arranha-céus imponentes, grandes viadutos, como o viaduto do chá e o elevado. Saindo dali as belezas do sul com seus vinhos centenários é sim um Brasil diferente, os mais ousados chamam de primeiro mundo voltando um pouco o belo pantanal mato-grossense começa pras bandas de Campo Grande, passa pra cima de Cuiabá.

Subindo mais ao norte a beleza das tribos indígenas e da festa do Parentins, os cavalos selvagens em Roraima. Ainda no norte a beleza do Macapá e o Ver o peso em Belém o gigante Amazonas o belo rio Madeira e no Acre terra do mito Chico Mendes, descendo um pouco as festas juninas em todo nordeste um junho tão florido que floresce o resto do ano no Maranhão a velha e linda São Luiz e seus casarões centenários, Piauí falo do encanto de Caracol e São Raimundo Nonato, chegando já no Ceará, Juazeiro do Norte a terra do Padre Cícero e ainda tem Icó do rio Jaguaribe, lá também mora Maria da expectação, já no Rio Grande do Norte as salinas de Mossoró e Macau, chegando na Paraíba lá fala mulher macho, mas o que vi é que tem muita mulher bonita e muito fêmea por sinal.

Agora já estou no Caruaru na feira da Sulanca e na Olinda acabo de desembarcar junto da grande Recife e o Cabo de Santo Agostinho, daqui vou alçar vôo pras terras dos canaviais lá da linda Maceió arretada, Arapiraca, Penedo e outras mais. Daqui a pouco já estou na linda propriá, antes tem o porto real do colégio, daí já chega Aracaju, depois tem a terra do barco de fogo colorindo nas ruas da velha Estância ê ta lugar de paz, agora já sim em Salvador com suas ladeiras e o seu Pelourinho e a feira que é de Santana e o marco Porto Seguro.

Logo vem Espírito Santo é lá que fica Muniz Freire e Cachoeira do Itapemirim terra do rei astro da música romântica brasileira, e Campo de Goitacázes já está no Rio de Janeiro terra do samba e do guerreiro Jamelão e ainda a bela Parati e vou chegar a Aparecida do Norte onde está a padroeira, por falar em padroeira tem a procissão do fogaréu na linda Goiás velho terra de Cora Coralina e a Miracema do Norte primeira capital do Tocantins. Lá no norte esqueci o machadinho do oeste no momento um lugar meio sinistro e faceiro, agora já é Brasília terra dos políticos, alguns loucos outros certeiros e nos esgotos alguns ratos, pra não falar de política nem dormi em Brasília, já estou é em Paracatu aqui vou gastar mais um tempinho vou viajar e alegrar mais a mente na terra dos grandes casarões, vou passar por Estrela do Sul, primeira lá do triângulo, antes pararei na antiga Boqueirão fica no canto de Minas.

Como não achei mais diamantes vou chegar na área central do Estado e ver a velha Mariana e Ouro Preto terra da inconfidência Mineira com seus becos e vielas parece que o tempo aqui além de não ter mudado nada continua tudo igual desde os tempos passados, mas como estou meditando vou viajar nas belezas do Caraça, chegar onde nasceu Juscelino na querida Diamantina lá perto do velho Serro terra do queijo de Minas. Na beira do velho Chico a quentíssima Maria da Cruz um pouco mais adiante a centenária Januária e mais lá no fundo e também antigo Monte Azul, voltando rumo ao centro tem a bela e louca Montes Claros, terra de amantes e de grandes amores e BH nem preciso falar só narrar a serra do curral e o viaduto da mutuca, faz parte da malha rodoviária de Minas.

Como sou um caixeiro andante de meditar vou parar, vou continuar viajar e quando tiver um tempo, voltarei a meditar e acabar de falar das cidades que aqui não deu pra falar, tudo dentro desse Brasil varonil um encanto de país, debaixo de um céu de estrelas atracado na bela América do Sul junto ao Oceano Atlântico.

CAMBRAIA JJOÃO
Enviado por CAMBRAIA JJOÃO em 27/06/2008
Reeditado em 01/07/2008
Código do texto: T1053803