O Palavrão

Aqueles Dias Brabos ou o Palavrão

Não é novidade ,é apenas um desabafo de quem escreve.Todos sabem daqueles dias brabos que ocorrem na vida das

pessoas, quando tudo dá errado e, ainda por cima o aspirador de pó não funciona ,uma luz queima,a secretária está de mau humor e alguém na tua academia de ginástica te dá uma pinicada.

Acontece tudo em um dia,vem junto.Parece que teu ego não vai suportar resolver todas as situações e você acaba perdendo a calma e “estourando”.Depois vem a culpa e o arrependimento por ter perdido o controle.

Cheguei à conclusão em uma destas situações em que tudo se juntou,conjuntamente com a perda de um ente querido meu, que isto é normal.

Ninguém é super homem,para não responder com agressividade nestes dias,claro que não para os inocentes, mas as pessoas envolvidas que tornaram teu mundo um inferno.

Educação,polimento,gentileza tem seus limites.

Dia destes perdi meu limite e disse uns palavrões muito necessários,não para uma pessoa em particular,sequer um grupo de pessoas mas para a situação,disse para mim mesma ouvirem frente ao espelho.

Isto me recorda que em um estudo psicanalítico feito com colegas há muitos anos atrás, chegamos à conclusão que em certas etapas ,ou fases ou dias da vida, um palavrão pode ser muito útil e deve e pode ser usado para liberar a agressividade ,desencadeada pela realidade externa, quando ela se mostra muito cruel,quando é dito,refiro me ao palavrão, não para ofender a outrem, mas para sí,bem baixinho.

Entendam que eu não estou fazendo uma apologia ao palavrão, ou escrevendo que deve ser aceito sempre ,ou em situações favoráveis,mas estou apenas pondo em contacto o palavrão com a saúde mental.O uso do palavrão para a saúde mental quando um sujeito está sendo muito mal tratado pelas circunstancias de realidade faz bem ao ego.É aquele palavrão que não é dirigido a alguém em especial, mas simplesmente a uma realidade que se mostra hostil e da qual estamos inocentes,então se diz:-Vai à m....!E nos acalmamos.

É, o palavrão tem certas circunstancias especiais e pode ser um eficiente remédio.Desestressa.

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 28/06/2008
Reeditado em 04/02/2011
Código do texto: T1055142
Classificação de conteúdo: seguro