Cap. XI - Tiradentes

Levantamos bem dispostos no dia dezesseis e depois de saborearmos o café da manhã, fomos conhecer Tiradentes, onde são tradicionais os eventos “Mostras de Cinema” e os “Festivais Internacionais de Cultura e Gastronomia.”

“A 11ª Mostra de Cinema de Tiradentes aconteceu entre os dias 18 e 26 de janeiro/2008, reunindo profissionais da área cinematográfica e pessoas interessadas na área. Esse evento é considerado um dos mais importantes do Brasil e é ele que abre o calendário de festivais cinematográficos nacionais. A mostra que comemorou 11 anos de exibições em 2008, apresentou nas telas um recorte amplo do que é produzido no cinema brasileiro. Há espaço para os grandes e os pequenos realizadores.

Além das exibições diárias de filmes, principalmente durante a noite há vários shows espalhados pelos vários bares da cidade. As atividades oficiais se dividem em oficinas, seminários, debates, mesas temáticas e algumas apresentações de teatro de rua.

Durante o evento, a pacata Tiradentes é tomada por pessoas de diversas regiões do país. Com a fama que a mostra alcançou, o público que vai até a cidade não se limite àquele apreciador do cinema brasileiro. Tem gente que vai só para a festa, sem saber o que está passando nas telas. Nas ruas de pedra de Tiradentes, o público se mistura aos atores, diretores, produtores, etc.

O 11º Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Tiradentes deste ano acontecerá de 15 a 24 de agosto.

Várias nacionalidades encontram-se para trocar experiências, inovar, renovar e é claro, promover um verdadeiro banquete para os participantes do festival.

Os festins, que acontecem durante todo o evento, são uma ótima oportunidade para quem quer conhecer as riquezas gastronômicas dos países participantes. Cada nacionalidade é representada por um ou mais chefs renomados, que prepararam um menu especial para o festival.”

Também o ouro esteve presente nas origens da cidade de Tiradentes:

“A cidade de Tiradentes foi fundada por volta de 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, dando origem a um arraial batizado com o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes. O Arraial posteriormente, passou a ser conhecido como Arraial Velho, para diferenciá-lo do Arraial Novo do Rio das Mortes, atual São João Del Rei. Em 1718 o arraial foi elevado à Vila, com o nome de São José del Rei, em homenagem ao Príncipe D. José, futuro rei de Portugal, passando em 1860, à categoria de Cidade. Durante todo o século XVIII, a Vila de São José Del Rei viveu da exploração do ouro e foi um dos importantes centros produtores de Minas Gerais.

No território da antiga Vila de São José Del Rei, nasceu, em 1746, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, filho de Domingos da Silva Santos e de Antônia da Encarnação Xavier, propagador das idéias liberais da Inconfidência Mineira.

Com a proclamação da república, por decreto do Governo Provisório do Estado, datado de 6 de dezembro de 1889, recebe a cidade o atual nome de Tiradentes.

Após longos anos de esquecimento, o conjunto arquitetônico da cidade foi tombado pelo então Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 20 de abril de 1938, tendo sido, por isso, conservado quase intacto.

A cidade possui um dos mais expressivos acervos do barroco mineiro, com seus chafarizes, sobrados, museus e a famosa Igreja de Santo Antônio ( Matriz ), construída no início do séc. XVIII (iniciada em 1710 e terminada em 1752). Nota-se que nesta igreja se encontra um magnífico órgão fabricado na Alemanha em 1785, e considerado como um dos mais bonitos do mundo.”

Várias ruas de Tiradentes contam com um calçamento singular em pedra capistrana.

No pátio da Igreja há um relógio de sol, mas como o dia estava nublado, não deu para conferir as horas. Rss

Entramos em várias lojas para apreciar o lindo artesanato.

É hora de voltarmos para o sítio onde nos espera um almoço caprichado!

(Veja a Malu no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=P7cn4AcAoR0)

continua

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 29/06/2008
Código do texto: T1056500
Classificação de conteúdo: seguro