A Importancia de um Sorriso

A Importância de um Sorriso

Nicole estava passando por uma situação muito difícil e a realidade externa lhe era desfavorável.Só ,e sofrendo muito ,pediu a indicação de um terapeuta que a ajudasse neste momento da vida.O indicado foi um homem de meia idade, que trabalhava mais com clientes internados em Hospital Psiquiátrico,clientes violentos.Talvez seja esta a causa dominante dos fatos que vou relatar.

O tratamento iniciou e o Terapeuta se mostrou bom,a compreendendo nesta circunstancia porque passava.Assim,seis meses depois ela já tinha elaborado e superado o problema.

Mas,se esse homem sempre a observasse atentamente, interessado,Nicole sentia falta nele de um sorriso,fosse na entrada ,na saída,ou mesmo durante as sessões onde ocorrem momentos de humor.Muito timidamente, lhe perguntou porque nunca ria.Respondeu que não achava que a situação pela qual ela passava fosse engraçada.E não era mesmo,mas um sorriso vez por outra ajuda a relaxar.Além do mais a terapia era um simples apoio, mas ele queria a analisar!

Ocorre que Nicole passou a perder seu sorriso,seus dias de bom humor na vida e notou,mulher perspicaz que era, que havia se identificado com o terapeuta.Sempre séria,sem um sorriso para as pessoas de quem gostava. Ele lhe passava uma desesperança que a atingia.

Largou a Terapia pois já se sentia mal e estava curada de uma situação banal na vida de uma mulher.Ele quis a reter, mas não conseguiu, não tinha mais influência sobre elapela falta de um sorriso,sim!

Quanto a ela pôs se a pensar porque o aquele homem tristonho, nunca sorria, a ponto de a invadir com uma espécie de tristeza, que pertencia a ele e que a contaminou.

A importância de um sorriso de boas vindas, não?Que não seja de boas vindas,que seja um riso casual,um simples sorriso ,às vezes, pode mudar tudo,inclusive ajudar uma pessoa a se sentir bem .E a falta de um riso que mal pode fazer!

Como esta pessoa,se vê várias aí pela vida que não te dão um sorriso,parece que tem de cobrar, e quantas situações de antipatia isto cria!

Como neste caso que relatei, ela passou a sentir uma imensa antipatia para com ele, que tratava seu problema com mais seriedade que era necessário e a moça só fôra lá por uma situação de luto,ostracismo,em que andou se isolando,mas este terapeuta,ao invés de lhe proporcionar um ambiente de trabalho agradável,com sua casmurrice, só fazia piorar a situação a ponto da moça deixar o tratamento com uma má impressão dele.

Poristo falei,a importancia de um sorriso,de um humor,mesmo em circunstancias sérias da vida ajuda muito.

Aí,pela vida,pelas ruas também ocorre isto.Lembro de uma senhora que limpa a calçada,de vassoura em punho,e sempre tem um sorriso,um bom dia, e outra que nem me olha.As situações de empatia e simpatia na vida ocorrem assim,começam com um olhar e depois um bom dia ou um sorriso.

Reparem bem, que não estou dizendo que se deve sorrir para um falso amigo,ou inimigo,isto seria uma hipocrisia,mas sómente para pessoas que se vê diáriamente e que nos passam uma sensação agradável.O sorriso acende um coração ou o desmorona,como foi o caso de Nicole.

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 29/06/2008
Reeditado em 04/02/2011
Código do texto: T1056610
Classificação de conteúdo: seguro