Um Casal Indeciso

Em frente à minha janela, parece que quer habitar, um caga sebo doido, e a namorada dele, mais desajeitada ainda.

Há pelo menos dois anos, que os vejo tentando fazer um ninho, em uma arvore de Leucênia, nascida ao acaso, no jardim.

È engraçado o comportamento deles, por isso passei a observà-los atentamente:

A matéria prima para o ninho, eles conseguem nas árvores vizinhas, e o capim, no próprio jardim.

É de se encantar o bailado que fazem, a celebração: Parecem deuses olímpicos!

É lindo vê-los, com seus galhos e seus trapinhos, e as folhagens lavradas com o bico. Parecem feitas de seda.

O fato é que eles nunca chegaram a um acordo sobre o ajuste do ninho. Começam pela manhã, eufóricos para terminar, e ao começar o entardecer, alegremente começam a desconstruí-lo, misteriosamente.

Pensei que fosse maldade dos outros passarinhos, com inveja, querendo sacanear meus meninos, mas não notei nenhum movimento neste sentido. Entra ano e sai ano, e a novela continua.

Nestes dias de feriado prolongado eu fiquei de olho aberto. Usei até binóculo para ver melhor.

O problema é unico e somente entre os dois: O mistério é o ninho!

Imaginava, pela incomodação dos Bem-te-vís, mas também não é. Os lugares da arvore onde eles começam o ninho, nas pontas dos galhos, é onde estes pássaros não conseguem equílibrio para atacar os ovos ou os filhotes.

Começo a acreditar que seja um casal gay. Esta hipótese leva jeito!

Mas, como afirmar sobre as virtudes da natureza, os códigos secretos de Deus?

Pela alegria esfuziante eu diria que sim. Ó céus, já estou querendo ir longe demais!

Cheguei a fazer uma experiência: Coloquei algumas fitas coloridas, linhas de varias cores e pendurei no galho. Não é que eles foram ao delírio?

Só que ao invéz de construirem o ninho, penduraram caprichosamente os adereços.

A árvore ficou parecendo arrumada para noite de São João.

Já imaginei mil coisas:

- Pode ser uma estratégia para ficar mais perto da vasilha com água açucarada;

- Estão querendo a consagração como artistas plásticos;

- Um ato contínuo de protesto contra a destruição da natureza;

- Ou que até os passarinhos estão perdendo a noção do equilíbrio, neste mundo comandado por máquinas e pessoas, que perderam a conexão com as coisas divinas!

Creio que dei muito boa vida a eles. A comida, encontram nas arvores. Quando querem uma água doce, fazem a festa no bebedouro do beija-flor, e ainda forneço água para o banho. Coloco uma vasilha cheia, e fazem uma algazarra durante o dia.

Também penso, que seja um casal de caga sebos moderno!

Acho que não querem filhos. O ninho é para disfarçar, e dizer aos outros pares, que eles estão tentando, mas o ninho nunca fica pronto.

E como são felizes! Parece que é o casalzinho que mais se ama nas redondezas. E como canta o meu "Pavarotti" de asas.

Deus abençõe o meu caga-sebinho doido e a caga-sebinho maluca!

São os que mais perto de mim estão, apesar de nunca fazerem um ninho e botar ovos, e me darem de presente um filhotezinho para encantar meus olhos, me fazendo lembrar, que ainda tenho alguma generosidade de criança.