CONVERSA DE DOIS CAIPIRAS SOBRE O SALÁRIO MÍNIMO

CONVERSA DE DOIS CAIPIRAS SOBRE O SALÁRIO MÍNIMO

Mário Osny Rosa

Numa praça de uma pequena cidade, a sombra de uma figueira encontra se dois caipiras aposentados, numa manhã de verão desfrutando uma brisa suave, que ameniza o calor desse verão.

Quando um deles pergunta ao seu amigo:

- Iscutou, o programa semanal de rádio Café com o Presidente?

- Sim escutei, mas uma coisa que num está bem certa, é essa de ele dizer que esse mínimo vá injetar tanto dinheiro nessa ecunumia quinze bilhões de reais.

- Cum quem vai ficar essa dinherama?

- Acho nu meu intender que vai para o bolso dos ricos.

- Como bolso dos ricos?

- Para o super Mercado a padaria só esses dois ficam com todo o dinherinho daquele que ricebe um salário mínimo.

- Mi esprique isso cum mais crareza amigo.

- Oucê já ouviu falar como é distribuído o salário mínimo pra uma famia de quatru pessoas.

- Nunca uvi falar nisso.

- Vu tentar espricar pra ucê o qui iscutei num noticiário de radiu, certo dia desses. Um comintarista falava cumo era calculado por um certo ministro desses du guverno acho que devia ser u ministro da icunumia – mas o que ele falou? – Ele disse qui o saláriu dava para uma famia de quatru pessoas tomar cafezonho quatru vezes ao dia isso lá nu tempo desse ministru, isso cada uma delas, vijamos os carcus matimático dele, isso ainda no tempo do nosso veio cruzeiro, oia só como ficou os carcus dele, nessa épuca o cafezinho custava cr$ 0,12 i o pão francês cr $ 0,04 logo (0,12 + 0.04) X 4 = 0,64 essi valor murtipircado por quatro refeições seria 0,64 X4 = 2,56, que murtipircado por 30 dias que termos que cumer vai dar cr$ 2,56 X 30 = 76,80 isso foi o salário mínimo adotado pelo referido ministro da icunumia.

- Intão amigo si for essa a regra estamos muito mar com o novo salário mínimo. Já imagino com os preços do pão e do cafezinho no dia de hoje como ficaria esse carcu, daria para pagar esse custo?

- Vamos ver com ficaria isso hoje cum o salário mínimo que istão falando, Hoje o cafezinho custa R$ 0,70 i o pão francês R$ 0,25 logo (0,70 + 0.25) X 4 = 3,80 essi valor murtipircado por quatro refeições seria 3,80 X4 = 3,80, que murtipircado por 30 dias que termos que cumer vai dar R$ 3,80 X 30 = 456,00 quar é mismo o valor da Salário mínimo que o guverno vem falando R$ 300,00 ou R$ 350,00, mas quem vai pagar essa diferença se nenhum dos sois valores para o custo das quatros refeições diárias?

- Amigo estamos mar de economistas e de carculistas nu nosso país, termo que ficar atentos com as ileições que vem aí nesse ano.

- E o tar valor injetado na icunumia qui falou o presidente é dinheiro do povo, para o bolso dos ricos.

- Mas amigo e a diferença a menos quem vai arcar com ela ou o padeiro vai vinder um pão menor e um cafezinho muito fraco.

Nesse momento o sino da Igreja anunciava o meio dia e o dois caipiras se despediram e foram para casa na certa tomar seu cafezinho com pão francês.

São José/SC, 30 de janeiro de 2.006.

morja@intergate.com.br

www.mario.poetasadvogados.com.br

Asor
Enviado por Asor em 30/01/2006
Código do texto: T105937