A Arte de Envelhecer



Quando estava cursando enfermagem ouvia sempre os professores dizendo que esta é uma arte. Desde os seus primórdios assim a consideravam. A arte de cuidar!
 
Refletia, refletia e me perguntava: por que uma arte se os seus procedimentos são respaldados na conduta científica? No transcorrer do curso, após a formatura, em especial durante o exercício da profissão pude perceber onde enfermagem se rebuçava na arte. A arte de tocar o outro com o abençoado toque terapêutico; de sentí-lo, de colocar-se no seu lugar para perceber melhor a sua carência mais premente, a arte sublime de amá-lo! 

Assim é o processo do envelhecimento. Uma verdadeira arte. Quiçá, para o ser humano, a mais nobre de todas . Saber-se e reconhecer-se sob o processo de impositivas transformações as quais ele não pode deter  nem modificar embora muitas vezes o deseje, é posicionar-se como um verdadeiro artista captando de tais mudanças o que de mais belo há: o aprendizado!


Se imaginarmos algumas catástrofes que atingiram a humanidade de maneira coletiva, no momento em que estas se abateram a dor era a tônica maior para quem as atravessava e/ou as assistia. Após debelado o flagelo ficam as lições palpitando na memória. As lições da solidariedade, renúncia, amor, desprendimento e de tudo mais que o próprio flagelo possa revelar na initimidade do ser. 

Vocês poderão estar se perguntando: estará soninha comparando o envelhecimento com um flagelo?  Eu direi que não mas para muitas pessoas ele é visto não como um processo normal da vida e sim como um verdadeiro flagelo super devastador.Quem assim pensa e o vê apenas na aparência tangível, não é capaz de perceber as lições que se desdobram na intimidade do ser que está envelhecendo não se recordando que o ciclo vital completo vai desde o nascimento, crescimento, reprodução, envelhecimento e morte. Lembrando que alguns seres nascem e morrem imediatamente; outros há que nascem, crescem não se reproduzem e morrem e outros que passam por todas as etapas do ciclo. Sendo assim, podemos assegurar sem medo de estar cometendo enganos, que nenhum ser é privilegiado em detrimento do outro. 

Nascemos, na grande maioria, lindos e maravilhosos, pele sedosa qual a pele dum pêssego maduro , alguns mais coradinhos. Com a ajuda dos nossos pais crescemos saudáveis, aprendemos a andar e falar. Freqüentamos escolas, não somente a do lar e da vida, formamo-nos naquilo que desejamos ou que nos foi favorecido, constituímos a família,célula mãe da sociedade, administramos bens que não nos pertencem definitivamente, acolhemos os filhos de Deus como sendo nossos filhos, netos , bisnetos etc envelhecemos e nos despedimos , temporariamente do mundo físico. Assim o é! Por que então rejeitar-se quando se está envelhecendo? Por que descuidar-se, abominar as formas físicas que se modificaram saindo das curvas para descansarem nas linhas mais retas,menos sinuosas? Por que esconder-se do mundo para que não vejam as rugas e a  mudança gritante tão aparente? Por quê? Por quê?...Quanto contra-senso em tal atitude!  Enquanto isto vidas jovens são ceifadas no auge do seu vigor e beleza física. Ou se envelhece ou se morre ainda jovem!


Você que está envelhecendo, que se encontra na tão famosa terceira idade, quem sabe...melhor idade!! bem mais sexy... (sexagenário)!! mostre-se, solte-se, deixe que o mundo perceba a beleza que há nas mudanças impostas pelo tempo. Não queira ser o que já foste. Não invente roupinhas, cremes e artefatos que façam de ti uma caricatura sardônica. Seja o teu agora utilizando-te das ferramentas que te são apropriadas para que o Belo se mostre pulsando nas tuas veias e extrapolando-se na sua mais pura forma: a forma de viver bem e em paz! Envelhecer não significa tornar-se feio, inútil ou morto mas sim dar cumprimento ao ciclo que nos foi concedido pela sabedoria divina. Envelheçamos pois com muito amor e muita dignidade de sermos o que somos na sua mais pura essência!




Bjs soninha
http://www.quebarato.com.pt/classificados