O Pasquim - uma paixão minha

Bem que poderia voltar! O pasquim foi um jornal bem alternativo e causou grande polemica combatendo a censura. Hoje em dia existem outros jornais alternativos, claro, " boca de rua" é um exemplo, que tem crescido bastante, mas ainda aposto no humor de o Pasquim, que foi criado pelo cartunista Jaguar e pelos jornalistas Tarso de castro e Sérgio Cabral, logo depois a equipe cresceu tendo grandes figuras envolvidas. O Pasquim era o jornal de oposição á ditadura militar no Brasil, e a origem do nome foi influencia de monsenhor italiano chamado Pasquino, que segundo a lenda escrevia fofocas e notícias para serem lidas em praça pública, e se tornou mais potitizado conforme foi crescendo a repressão da ditadura militar. Teve um momento em 1970 que toda a redação foi presa graças a uma sátira de um quadro de Dom Pedro , mas o Pasquim continou a circular com a colaboração de alguns intelectuais cariocas.E o jornal sobreviveu por muitos anos mesmo com inumeros jornais de oposição , e até mesmo atentados com bombas nas bancas que o vendiam na década de 80. Pra mim o pasquim foi um sistema de comunicação democrático e pluralista no Brasil onde as portas se fecharam por "n" motivos. Não se está falando propriamente de dinheiro, aqui. O que mais chama a atenção é a miopia estratégica que parece afetar aqueles que poderiam estar trabalhando em favor da democratização da comunicação no país. A transformação desse objetivo em realidade não é vista como uma condição necessária para o aprofundamento e a qualificação da democracia brasileira, para a construção de uma verdadeira República. A última edição do Pasquim 21, de número 117, traz na capa "Adeus velho Briza!", sobre Leonel Brizola, presidente nacional do PDT que morreu no dia 21 de junho. A edição também traz uma entrevista com Carlos Alberto de Almeida, candidato à vaga de presidente da Federação Nacional de Jornalistas, além das tradicionais seções. Em 11 de julho de 2004, Ziraldo diz em entrevistas que o motivo do fim foi o sonho de ver Lula no poder, e não teria como fazer humor em cima do seu grande herói, alguém que fazia parte do seu grupo. Ironicamente o jornal ganhou um documentário no ano de 2006 e exibido pela tv câmara, mas o que mais me chama a atenção na história de o Pasquim, foi a publicação de um periódico entitulado "Bundas", que foi lançado em 1999, durou pouco tempo, foi uma parória á revista caras, e seu lema era: " Quem mostra a cara em bunda, não mostra bunda em caras" Enfim.... vale a pena relembrar a história desse grande jornal que teve muito humor e muita luta.