Orgulho de ser baiana!



Tenho muito orgulho de ser baiana,sim! Assim como tenho muito orgulho de ser brasileira. Existem pessoas que não gostam de onde nasceram e fincaram as suas raízes. Põem defeito em tudo. Outras exaltam demais a terra natal achando que é a melhor de todas em detrimento das demais. Outro dia, não me recordo bem onde, lí um texto de alguém que não é baiano mas audacioso, que se arvorou em falar sobre a Independência da Bahia. Escreveu em tom sarcástico e cometeu muitas gafes errando em datas, nomes de personagens envolvidos no processo etc. Vocês poderão estar se perguntando: -como ela sabe que o tom era sarcástico?! Eu respondo: - dá pra se perceber!! Sabe-se quem escreve com seriedade e quem não o faz. Você não percebe?  Exercite !! 

Pois bem,o texto foi corrigido por alguém de ampla formação cultural e o audacioso talvez com vergonha retirou-o. Na minha opinião temos que respeitar o outro e as suas origens. Não nascí na maior metrópole do país mas nascí em uma terra onde o povo é generoso, alegre, hospitaleiro e genuíno. Um povo que não renega sob a capa de um preconceito enrustido as suas origens africanas. Pessoas que lutam com galhardia contra as intempéries da vida sem reclamações, sem pisar no outro para se promover, muito pelo contrário, há muitas que estendem a mão sem titubear.Não possuímos apenas dois heróis como citou o mal sucedido escritor e sim inúmeros heróis anônimos que conseguem viver de maneira honesta , limpa e transparente. Poderão citar os maus políticos daqui e eu direi que estes existem por toda parte, em todos os Estados do mundo, não somente aqui.

Quem possui como conterrâneo Divaldo Pereira Franco o maior expositor da Doutrina Espírita no mundo, Irmã Dulce a alma solidária e abnegada que doou-se a vida inteira pelos pobres, Rui Barbosa o maior jurista que o país já viu, inteligência ímpar;meus pais,Adauto e Lucila que me permitiram estar aqui nesta jornada através de um simples ato de amor; Ivete Sangalo  um dos maiores ícones da música popular e da alegria que ela leva  daqui para contagiar  Rio, São Paulo...o país inteiro e outros países lá fora, as baianas anônimas que estão espalhadas pela capital e cidades do interior com o  tabuleiro repleto de iguarias deliciosas e ainda com direito a desfrutar do melhor carnaval de rua do país, das belezas inigualáveis do litoral nordestino, do calor humano que irradia do semblante da maioria dos seus filhos...é bom demais!!! Vou parar por aqui senão terei que escrever um jornal para listar toda a maravilha com que Deus nos abençoou.

Tenho orgulho de ser baiana sim!  e muito mais de ser uma genuína nordestina. Podem tentar fazer por desmerecer o nosso povo imitando o nosso modo de falar, a nossa maneira simples mas não "burra" como muitos pensam, o nosso inimitável jeito de ser! Quem sabe aqueles que agem assim não estarão com inveja?
Não conseguirão nos macular nunca pois somos o que somos e ninguém pode nos tirar isto.

E tem mais...cada um que aprenda a se orgulhar do seu rincão até porque se nele estamos é por estarmos dando cumprimento à lei do merecimento. 



Bjs de soninha, com orgulho de ser nordestina!