Preposições

Preposições

• Por aquele que, mesmo aleijado, tem de passar por debaixo da catraca do ônibus.

• Pela molecada miudinha, 8, 9 anos, que peita São Paulo sem guarida, órfãos sobretudo de nenhuma opção. Como culpá-los, perante as tristes e matemáticas escolhas de amanhã?

• Pela galerinha dos 15 aos 20, safra absurdamente carente de parâmetros, afogados na maior enxurrada psico-ativa da história planetária, onde a oferta da loucura não tem um contraponto filosófico, exceto o de perpetrar mais loucura.

• Pela menina que, nos idos pré-universitários, tinha o apelido de pirata, até a noite que uma curva malfadada roubou-lhe a bela estrada. E pelo professor, que sutilmente tentava avisar, dizendo que ela havia trocado o “t” pelo “d”, antes que a tragédia acontecesse. Sua tentativa resultou numa demissão. O evento ninguém esqueceu, a lição é que não se podia denunciar o problema, e que se ontem era nebuloso, hoje sequer sabemos qual é a ponta do iceberg. Apenas aventamos.

• Pelos infindáveis seres que, num segundo de desespero, de falta de fé, de imperícia, de desatenção, sacam sua arma contra outro, criando um momento irremediável para ambos.

• Pelos eleitos, cujo único pretenso poder nada significa, além do próprio retorno de suas ações. E que ao tomarem posse, deveriam jurar solenemente o repúdio à crença absurda, de que suas responsabilidades são frontispícios sociais, e que finalmente assimilaram que tudo não passa de um emprego temporário, cujo único objetivo é servir.

• Pelo aprimoramento do tato, onde a falta nos leva a ferir sem intenção e a sofrer da mesma forma.

• Pelos que estão chegando e pelos que já foram, pois a missão de quem está aqui abrange não só as presentes mas muitas vertentes.

• Por todos que se empenham em unir sua coragem aos que assim proseiam: “eu quero aliar o meu cantar vagabundo, aqueles que velam pela alegria do mundo”.

Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 05/07/2008
Reeditado em 13/10/2013
Código do texto: T1066091
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.