A EXPERIÊNCIA DO MACACO

A EXPERIÊNCIA DO MACACO - 1

ANTONI BIGCUORE*

Abraham Maslow, eminente psicólogo norte-americano, é o criador da teoria da “auto-realização da personalidade”. Contrariamente a teoria de Freud, ele é de opinião que a personalidade tem que “olhar para frente” e não “para trás”, como no caso de Freud, que se preocupa basicamente com “libido”, e conflitos internos de uma personalidade anormal.

Maslow idealizou cinco níveis de necessidades humanas, organizadas numa escala que vai das “necessidades inferiores” às “necessidades mais elevadas”, a seguir:

A) Necessidades fisiológicas: tais como satisfazer fome, sede.

B) Necessidade de segurança: tais como estabilidade, ordem, confiança;

C) Necessidades de participação e amor, tais como: afeição, identificação;

D) Necessidade de consideração: tais como prestígio, êxito, auto-respeito;

E) Necessidade de auto-realização.( 1 )

Basicamente temos as necessidades primárias, ou essenciais: comer, beber, respirar, sexo, vestir. Depois temos outras necessidades conforme explicitado acima, até chegarmos à auto-realização.

Todo ser humano, no fundo, busca à auto-realização. O que acontece é que uns são mais determinados que outros e conseguem “chegar lá”. A maioria das pessoas, fica na “mediocridade” social e não consegue a auto-realização, pois não tem vontade forte e se deixa sucumbir no meio do caminho. Os apelos do mundo, da mídia consumista, são mais fortes que ele(ser humano) e, em sendo assim, não consegue concretizar seus objetivos.

(*)HARLY HARLOW, certa vez fez uma experiência, inclusive foi tema num programa do “Globo Repórter”, sobre a necessidade do contato humano ou animal. Ele fez uma experiência com macacos. Fez uma mãe de “arame” e uma mãe “felpuda”(composta de veludo) e colocava a mamadeira para o filhote de macaco ir se alimentar. Adivinhe o leitor em qual das “mães” o filhote preferiu mamar? Fácil: na de feltro onde ele sentia um contato mais parecido com o de sua mãe verdadeira!.

A “criança humana” a mesma coisa. Ela tem necessidade de contato com a mãe. Por isto, que os educadores e psicólogos recomendavam que as gestantes “conversem” com o bebe, o tratem com carinho já na fase de gestação. E quando nascem então, nem se fale. As mamães devem, ao banharem-se seus filhos, fazer massagem no corpo dos nenéns. Isto desenvolve toda uma química interior tão importante quando eles atingirem a fase adulta, a fim de que sejam personalidades equilibradas, do ponto de vista físico e emocional.

Outro dia, também no Globo Repórter, passou uma reportagem mostrando pelo ultra-som, que os futuros bebês, “sentem” e deixavam transparecer no rosto, as impressões e estados emocionais das mamães.

Lembro-me de um que até sorria no útero da mãe. Foi emocionante!

Continuaremos o tema, numa próxima crônica.

****************************************************

NOTA DO AUTOR EM SP.SP. 25/05/2012 - A experiência do MACACO de mãe de arame, é do psicológo HARLY HARLOW e foi citada na obra do Dr. JOHN WILEY, em seu livro, "Principles of General Psychology - 1980)

====================================================

Bibliografia: ( 1 ) Krech, David – Crutchfield Richard – Elementos de Psicologia – Livraria Pioneira Editora – SP. 1980.

* (Leia-se, HARRY HARLOW.Experiência relatada no livro, "Principles of General Psychology 1980, by John Wiley and Sons. Fonte: Google.)

====================================================

(*)Antoni BigCuore Casagrande. Autor é Escritor cristão católico, cantor e compositor em sp.sp.. Acesse seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável)- (22.11.2005, 9,39 HRS.)(alt.25.05.2012).

====================================================